O Estado de S. Paulo

FESTA NA REABERTURA ITALIANA

Governo acelera reabertura, com retorno de lojas, restaurant­es e permissão para atividades físicas

- ROMA

Aviões fazem acrobacia sobre a Catedral de Milão: Itália começa nesta semana a recrutar 60 mil voluntário­s para monitorar volta à rotina. Muita gente ontem ocupou áreas de lazer de várias cidades após reabertura de piscinas, academias e ginásios. Plano de desconfina­mento foi iniciado há três semanas.

A Itália começará nesta semana o recrutamen­to de 60 mil voluntário­s para monitorar o cumpriment­o de suas medidas de segurança. Nos últimos dias, multidões se reuniram em áreas de lazer em várias cidades após a reabertura de piscinas, ginásios e academias. A permissão de usar os equipament­os esportivos é parte do plano de relaxament­o da quarentena, iniciado há três semanas.

Ontem, por exemplo, muita gente foi à Catedral do Duomo, em Milão, acompanhar um festival de acrobacias de aviões da

Força Aérea – a exibição marcou o aniversári­o de 74 anos da república.

A partir de agora, os voluntário­s serão responsáve­is por informar as pessoas que não respeitem a distância física, segundo o Ministério de Assuntos Regionais. Caso haja resistênci­a violenta ao tentar dispersar uma aglomeraçã­o, eles devem ligar para a polícia.

Os voluntário­s usarão distintivo da Proteção Civil, trabalharã­o 16 horas por semana, passarão a atuar no meio de junho e durante todo o verão. A decisão foi tomada após a indignação desencadea­da no fim de semana por cenas de multidão de jovens festejando sem respeitar as medidas de segurança.

Os quase 10 milhões de italianos que frequentam espaços dedicados à prática de esportes poderão voltar a fazê-lo por meio de reservas antecipada­s. O uso da máscara não será obrigatóri­o durante os exercícios, mas muitos locais exigirão que ela seja usada desde a entrada até o vestiário. Nas piscinas públicas e nos parques aquáticos, devese manter uma distância de 7 m² entre as pessoas na água e um 1,5 metro entre as espreguiça­deiras. Tanto nas academias quanto nas piscinas, é possível verificar a temperatur­a e proibir a entrada de quem estiver com mais de 37,5°C.

 ?? MATTEO BAZZI / EFE ??
MATTEO BAZZI / EFE
 ?? ETTORE FERRARI/EFE ?? Roma. Esportista­s mantêm distanciam­ento de segurança
ETTORE FERRARI/EFE Roma. Esportista­s mantêm distanciam­ento de segurança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil