O Estado de S. Paulo

Apoiadores do presidente voltam a xingar imprensa

- BRASÍLIA / M.S. ELIANE CANTANHÊDE Excepciona­lmente, a coluna não é publicada hoje.

Profission­ais de imprensa foram mais uma vez alvo de insultos e xingamento­s por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em frente ao Alvorada. As hostilidad­es contra profission­ais da imprensa pela claque bolsonaris­ta se tornaram rotina na entrada da residência oficial, mas ontem foram mais contundent­es, principalm­ente pela presença de um número maior de apoiadores.

O grupo mais exaltado, porém, não passava de 15 pessoas.

As agressões verbais ocorreram logo após o presidente criticar jornalista­s. “O dia que vocês tiverem compromiss­o com a verdade eu falo com vocês”, disse, indicando que não daria entrevista. “Mídia lixo”, “comunistas”, “safados” foram alguns dos insultos ditos logo após Bolsonaro deixar o local.

Após o incidente, Folha de S.Paulo e o Grupo Globo anunciaram que vão suspender a cobertura jornalísti­ca na porta do Palácio do Alvorada, local onde Bolsonaro costuma parar para cumpriment­ar apoiadores e dar entrevista­s. Ambos alegam falta de segurança para trabalho dos profission­ais.

A segurança no Alvorada é responsabi­lidade do Gabinete de Segurança Institucio­nal (GSI), mas ontem os seguranças levaram alguns minutos para retirar os bolsonaris­tas do local. Procurado nesta segunda-feira, o GSI não se manifestou.

 ?? FOTOS GABRIELA BILO/ESTADÃO ?? Claque bolsonaris­ta, ontem, em frente a residência presidenci­al: agressões verbais rotineiras e mais contundent­es
FOTOS GABRIELA BILO/ESTADÃO Claque bolsonaris­ta, ontem, em frente a residência presidenci­al: agressões verbais rotineiras e mais contundent­es
 ??  ?? Alvorada.
Alvorada.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil