O Estado de S. Paulo

Ao comentar fake news, presidente dá ‘parabéns’ a PM

-

O presidente Jair Bolsonaro comentou uma notícia falsa ontem ao dar “parabéns” à Polícia Militar de São Paulo por, supostamen­te, ter saudado manifestan­tes que faziam ato a favor do seu governo na Avenida Paulista no domingo. O governo paulista informou que os policiais estavam, na verdade, prestando homenagem ao soldado Lucas Alexandre Leite, de 25 anos, morto no fim de semana, durante o serviço.

Nas redes sociais bolsonaris­tas, vídeos de policiais militares batendo continênci­a, enquanto as sirenes de suas viaturas estão ligadas, foram compartilh­ados como sinal de deferência aos manifestan­tes. Um dos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), divulgou a gravação. No vídeo, enquanto os militares fazem a homenagem, os apoiadores de Bolsonaro os aplaudem. “Eu vi o vídeo. PM de São Paulo, parabéns para vocês. Ordem absurda não se cumpre”, disse Bolsonaro.

A homenagem, chamada de “minuto de sirene”, consiste em parar toda a tropa do Estado que não esteja em serviço de emergência na hora do sepultamen­to de um policial morto em serviço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil