O Estado de S. Paulo

TSE vai combater milícias digitais, diz Barroso em posse

Em discurso, ministro defende democracia, fala em ‘armar população com educação’ e rebate ataques recentes ao STF

- Julia Lindner Gustavo Porto / BRASÍLIA

Ao tomar posse ontem como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso condenou as chamadas milícias digitais, que, segundo ele, possuem uma “atuação perversa” para disseminar “ódio e radicaliza­ção”. “São terrorista­s virtuais que utilizam como tática a violência de ideias, e não o debate construtiv­o. A Justiça Eleitoral deve enfrentar esses desvios.”

Barroso também destacou a importânci­a da democracia e rebateu ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF), alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.

“Como qualquer instituiçã­o em uma democracia, o Supremo está sujeito à crítica pública e deve estar aberto ao sentimento da sociedade. Cabe lembrar, porém, que o ataque destrutivo às instituiçõ­es, a pretexto de salvá-las, depurá-las ou expurgálas, já nos trouxe duas longas ditaduras na República. São feridas profundas na nossa história, que ninguém há de querer reabrir”, afirmou Barroso.

Sem citar Bolsonaro, o ministro também disse ser preciso “armar o povo com educação, cultura e ciência”. “A educação, mais que tudo, não pode ser capturada pela mediocrida­de, pela grosseria e por visões pré-iluminista­s do mundo. Precisamos armar o povo com educação, cultura e ciência”, disse o novo presidente do TSE.

Em reunião ministeria­l no mês passado, o presidente defendeu armar a população para evitar que se implante uma ditadura no País. Na ocasião, ele se referia a armas de fogo. Bolsonaro acompanhou a solenidade por videoconfe­rência.

O ministro falou sobre a necessidad­e de encontrarm­os “denominado­res comuns e patriótico­s”. “Pontes, e não muros. Diálogo, em vez de confronto. Razão pública no lugar das paixões extremadas”, defendeu. “Quem pensa diferente de mim não é meu inimigo, mas meu parceiro na construção de um mundo plural”.

 ?? TSE ?? Cerimônia. Barroso discursa em durante posse no TSE
TSE Cerimônia. Barroso discursa em durante posse no TSE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil