O Estado de S. Paulo

Biden reaparece após isolamento forçado

Para democrata, fazer campanha de casa não foi ruim, pois quanto mais Trump se expõe, mais seus índices melhoram

- WILMINGTON, EUA /

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, fez ontem sua primeira aparição pública desde o início do confinamen­to nos EUA. Ele reapareceu durante uma homenagem aos veteranos de guerra no feriado do Memorial Day. Usando máscaras, ele e sua mulher, Jill, colocaram uma coroa de rosas em um memorial aos veteranos da 2.ª Guerra e da Guerra da Coreia, em Delaware.

Biden não aparecia publicamen­te desde 15 de março, quando participou em um debate contra seu ex-rival democrata Bernie Sanders. Desde então, o ex-vice-presidente foi forçado a passar o confinamen­to em sua casa, enquanto seu oponente, o presidente Donald Trump, ocupou os noticiário­s e sai regularmen­te da Casa Branca. As eleições nos EUA ocorrerão em 3 de novembro.

“É bom sair de casa”, disse Biden a repórteres, em um discurso um pouco abafado pela máscara. Mantendo distância, ele saudou uma dúzia de veteranos e outros espectador­es que estavam a alguns metros dele e agradeceu pelo serviço prestado.

Biden vem realizando eventos virtuais de campanha em sua casa em Wilmington, já que grande parte do país foi forçada a ficar em casa para conter a propagação do coronavíru­s.

Embora as atividades do presidente dos EUA também tenham ficado restritas, ele deixou gradualmen­te os limites da Casa Branca nas últimas semanas para visitar importante­s e decisivos Estados, como Arizona, Michigan e Pensilvâni­a.

No fim de semana, Trump jogou golfe pela primeira vez desde que declarou uma emergência nacional, em março, atraindo críticas de Biden e de outros adversário­s, enquanto o número de mortos nos EUA pelo vírus se aproxima de 100 mil.

Ontem, Trump se defendeu. “Algumas matérias me criticam pelo fato de eu ter saído e feito um pouco de exercício. Eu joguei golfe no fim de semana. A mídia falsa e totalmente corrupta faz parecer um pecado mortal – eu sabia que isso aconteceri­a”, tuitou Trump, dizendo que foi a primeira vez que ele jogou em quase três meses.

Antes de se tornar presidente, Trump criticou diversas vezes seu antecessor democrata, Barack Obama, por jogar golfe, incluindo durante o surto de ebola, em 2014. Desta vez, ele virou alvo. “A presidênci­a é muito mais do que tuitar de um carrinho de golfe”, escreveu Biden no Twitter.

Mesmo que alguns dos doadores e apoiadores de Biden se preocupem com seu perfil discreto, ele sempre manteve uma vantagem sobre Trump nas pesquisas nacionais, impulsiona­do pela criticada gestão de Trump da crise sanitária.

Em entrevista à TV WKOW, de Wisconsin, transmitid­a no domingo, Biden disse que fazer campanha de casa o ajudou. “Até agora, quanto mais ele (Trump) sai, mais meus números aumentam em razão das coisas que ele diz e faz”, afirmou.

No entanto, a necessidad­e de fazer campanha também trouxe embaraço. Em entrevista na sexta-feira, ele disse que os eleitores negros que votam em Trump “não são negros” – depois, teve de pedir desculpas.

Clima de eleição “Biden dorminhoco ficou louco quando proibi, em janeiro, que viessem pessoas da China. Disse que eu era xenófobo. Depois, ficou louco quando deixamos entrar 44 mil – até que lhe disseram que eram americanos voltando” Donald Trump PRESIDENTE, PELO TWITTER

 ?? PATRICK SEMANSKY/AP ?? Na ativa. Biden fala com apoiadores no Memorial Day
PATRICK SEMANSKY/AP Na ativa. Biden fala com apoiadores no Memorial Day

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil