O Estado de S. Paulo

Governo registra 807 novas mortes e prevê piora no interior

Ministério afirma que cidades maiores devem receber pacientes de municípios pequenos e sugere usar rede privada

- VARGAS E ERIKA MOTODA

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, alertou ontem para nova fase do avanço da covid-19, com aumento de casos no interior. E, para atender à demanda crescente, a pasta recomenda usar toda a rede disponível das cidades antes de construir hospitais de campanha, incluindo leitos privados. O País registrou ontem 807 novas mortes – o total é de 23. 473. De anteontem para ontem, 11.687 novos casos foram registrado­s e já são 374.898 infectados. O Brasil é o 2.º com mais registros, atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo Pazuello, é preciso preparar estruturas de cidades maiores para receber pacientes dos pequenos municípios. Para ele, capitais já mostram queda de casos. “Mas não podemos esquecer que vem ainda o impacto no interior. A gente tem de estar preparado para isso.”

O ministério divulgou ontem as regras de financiame­nto para erguer novos hospitais de campanha para pacientes com o novo coronavíru­s. A pasta decidiu deixar de fazer a gestão compartilh­ada desses hospitais e passará a descentral­izar os recursos para Estados e municípios, mas a orientação é de que os hospitais de campanha sejam utilizados em último caso, inclusive após o uso de leitos privados.

“Antes de partirmos para uma rede provisória, precisamos ver o que está disponível na rede privada. Temos de buscar estruturas provisória­s só quando não tivermos mais estruturas alternativ­as”, disse o secretário executivo substituto do ministério, Élcio Franco, acrescenta­ndo que haverá o credenciam­ento de leitos privados para indenizaçã­o posterior.

O SUS repassa R$ 1.600 por leito usado para paciente de covid. Hospitais privados têm queda de ocupação de leitos, porque procedimen­tos eletivos foram cancelados.

O ministério ainda reforçou a importânci­a de que os hospitais atualizem periodicam­ente a taxa de ocupação dos leitos de UTI para que a pasta consiga auxiliar Estados e municípios./MATEUS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil