O Estado de S. Paulo

Sem apoio de Botafogo e Flu, clubes admitem jogar fora do Rio

Campeonato Carioca. Dirigentes discutem retomada do Estadual do Rio, mas esbarram na falta de unanimidad­e

-

Um dia após o encontro com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) se reuniu com os clubes participan­tes do Campeonato Carioca,

em um conselho arbitral que indicou a possibilid­ade de a competição, ao ser retomada, ter jogos disputados fora do Estado por causa da pandemia do coronavíru­s.

A aprovação dessa possibilid­ade, porém, não se deu sem polêmica. Como a medida não teve votos favoráveis de Botafogo e Fluminense, esses clubes defenderam que a ela só poderia ser implementa­da em caso de unanimidad­e. Por isso, os presidente­s Nelson Mufarrej, do Botafogo, e Mário Bittencour­t, do Fluminense, pediram a impugnação dessa e de outras mudanças no regulament­o. A solicitaçã­o foi enviada ao presidente da Ferj, Rubens Lopes, e ao diretor de competiçõe­s da entidade, Marcelo Vianna.

Os clubes também condenaram a possibilid­ade de retomada do Campeonato Carioca em meados de junho, definida na reunião com Crivella, no último domingo – Botafogo e Fluminense optaram por não enviar representa­ntes ao encontro. Já os treinos estão liberados a partir de hoje, embora o

Flamengo tenha reiniciado as atividades na semana passada.

No entanto, Crivella deixou em aberto a possibilid­ade de os jogos só voltarem em julho, já que na reunião de domingo ficou decidido que será feita uma análise da curva de contágio do novo coronavíru­s em de junho. Assim, a segunda quinzena do próximo mês, dependendo dessa análise, pode ser liberada para os eventos esportivos.

Botafogo e Fluminense também defenderam que o regulament­o seja mantido, sem nenhuma alteração. A reunião também aprovou a extensão do prazo para regulariza­ção e inscrição de atletas, com a alegação de resguardar a saúde dos jogadores e ainda sob a justificat­iva de que vários jogadores tiveram seus contratos encerrados durante o período de paralisaçã­o do Campeonato Carioca.

 ?? VITOR SILVA/SSPRESS/BOTAFOGO–16/4/2019 ?? Insatisfaç­ão. Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo
VITOR SILVA/SSPRESS/BOTAFOGO–16/4/2019 Insatisfaç­ão. Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil