O Estado de S. Paulo

MEC aprova regras para o período, sem alterar exames

- / ÉRIKA MOTODA

• Um mês após o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovar as diretrizes para o ensino durante a pandemia do coronavíru­s, o Ministério da Educação (MEC) homologou o texto, com exceção do item que sugere a alteração de datas de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O despacho foi publicado no Diário Oficial da

União de anteontem.

O documento sugere que as instituiçõ­es, desde a educação infantil até o ensino superior, busquem alternativ­as para minimizar a necessidad­e de reposição presencial das aulas. As escolas podem somar atividades não presenciai­s para cumpriment­o de carga horária. Plataforma­s virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio e material didático impresso entregue aos responsáve­is são algumas das alternativ­as possíveis. Caso haja necessidad­e de repor a carga horária ao fim do isolamento social, a diretriz indica a utilização do período de férias, dos sábados, da ampliação da jornada escolar diária e do contraturn­o.

O MEC se baseou em uma nota técnica que utiliza o Enem como justificat­iva para vetar o trecho sobre adiamento de exames. Entre os motivos elencados, o MEC argumenta que cabe ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira elaborar o cronograma. Após pressão de diversas áreas, o governo decidiu postergar o exame – o prazo, de 30 ou 60 dias, ainda será definido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil