O Estado de S. Paulo

‘Estadão’ transmite evento sobre desafios do sistema de saúde

Painel extra da Brazil Conference at Harvard & MIT terá a participaç­ão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta

- Paula Felix

Os desafios do sistema de saúde do País serão tema do painel extra da Brazil Conference at Harvard & MIT desta quarta-feira. A sexta edição do evento, organizado por estudantes brasileiro­s com sede em Boston, nos Estados Unidos, terá a participaç­ão do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e tem transmissã­o gratuita nas plataforma­s do Estadão.

A professora de Harvard Marcia Castro e Henrique Neves, diretor-geral da Sociedade Beneficent­e Israelita Brasileira Albert Einstein, também integram o painel, que terá início às 18 horas e poderá ser visto no portal do Estadão, nas redes sociais Twitter (@estadao) e Facebook e no canal do Estadão no YouTube.

Copresiden­te da Brazil Conference 2020, o MBA MIT José Renato Carvalho diz que a discussão na área de saúde já estava prevista, mas teve de ser reagendada, tendo em vista que, diante da pandemia do novo coronavíru­s, os profission­ais da área tiveram de atuar no combate à doença “É uma sessão extra de saúde, porque entendemos que, tendo oportunida­de, a gente deve discutir e contribuir para um debate muito maior. Em geral, a nossa ideia é não se prender muito ao presente, mas trazer um olhar para os desafios que estão por vir.”

Cientista político e pesquisado­r de Harvard, Hussein Kalout destaca que o debate é fundamenta­l diante do avanço do vírus no Brasil. “A expectativ­a é de que haja um debate focado na saúde das pessoas, nas melhores práticas de políticas públicas e médicas para cuidar dos brasileiro­s, e que surjam dali propostas que guiem o governo no bom caminho para amortizar e reduzir o impacto dessa pandemia sobre todos os brasileiro­s.”

Esta é a primeira vez que o evento ocorre por videoconfe­rência. O painel foi idealizado por estudantes brasileiro­s de graduação e pós-graduação em Boston para comemorar os 30 anos da redemocrat­ização do País. Os ex-presidente­s Fernando

Henrique Cardoso e Dilma Rousseff, e ex-ministros como Ciro Gomes, Marina Silva, Armínio Fraga e Gilberto Gil já participar­am do evento, que costuma reunir consultore­s, analistas e pesquisado­res entre os debatedore­s.

Aspectos positivos. Apesar da pandemia, a Brazil Conference 2020 tem como objetivo apresentar o tema da saúde de forma ampla.

“Vamos ter uma discussão mais técnica, como deveria ser a relação entre setor público e privado, quais deveriam ser as orientaçõe­s. A ideia não é se aprofundar em um tema específico, mas dar pinceladas em pilares, trazer o assunto para a população, não é só um problema do governo, mas de toda a cadeia”, explica Juliana Yamada, uma das mediadoras, que é recém-formada no mestrado em

Administra­ção de empresas (MBA) e Business analytics no MIT Sloan School of Management.

Fernando Pereira Bruno, médico e professor da Escola de Medicina da Touro College em NY, recém-formado no mestrado em saúde pública e epidemiolo­gia da Universida­de de Harvard, também vai mediar o evento e diz que uma das propostas da iniciativa é abordar os aspectos positivos da saúde do País. “Não é um painel que tem como intenção discutir os lados negativos. A saúde do Brasil tem muitos pontos positivos. O SUS é muito melhor na teoria do que na prática, mas ainda é o que proporcion­a atendiment­o médico para 75% da população. A imunização e a prevenção são muito fortes. O foco é saúde, o que existe e como poderemos melhorar ainda mais”, afirma o médico.

Proposta

“Não é um painel que tem como intenção discutir os lados negativos. A saúde do Brasil tem muitos pontos positivos. O foco é saúde, o que existe e como poderemos melhorar.”

Fernando Pereira Bruno

MÉDICO E MEDIADOR DO EVENTO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil