O Estado de S. Paulo

Junho marca volta do futebol na Europa

Após quase três meses, 12 ligas estarão com seus torneios em ação, sem público e com rígidos protocolos de higiene e segurança

- Wilson Baldini Jr.

Sob rígidos protocolos de segurança e higienizaç­ão de todos os profission­ais envolvidos, o futebol vai voltar ao continente europeu no mês de junho, após quase três meses de inatividad­e – não haverá públicos nos estádios nas 12 ligas que recomeçarã­o seus campeonato­s. Com a bola rolando, os principais clubes do mundo terão condições de amenizar os prejuízos causados pela covid-19.

A primeira liga importante a retornar aos gramados foi a da Alemanha, no último dia 16. Doze datas já foram utilizadas e restam cinco rodadas para o fim do campeonato, que tem boas chances de consagrar o Bayern de Munique com o oitavo título consecutiv­o. O time da Bavária soma 67 pontos e tem sete de vantagem para o Borussia Dortmund.

Hoje será a vez de os torcedores de Portugal matarem a saudade, quando o líder Porto visitará o Famalicão. As dez últimas rodadas prometem grande disputa, pois o Benfica, que está em segundo lugar, só tem um ponto a menos do que o primeiro colocado (60 a 59).

No dia 11, a bola rola na Espanha. Os torcedores poderão acompanhar pela telinha a eterna disputa entre Barcelona e Real Madrid. Os comandados de Zinedine Zidane têm 11 jornadas para tentar tirar o primeiro lugar dos companheir­os de Lionel Messi. Os catalães têm dois pontos de vantagem: 58 a 56. É para a Espanha que se olha também quando o assunto é contrataçã­o. Dois dos principais jogadores do mundo estão sendo sondados pelos gigantes espanhóis. O Barcelona quer Neymar e o Real sonha com Mbappé, os dois craques do PSG.

Em entrevista ao jornal El País, Messi afirmou que espera por um futebol bem diferente do que o mundo está habituado a ver. “O futebol, como a vida em geral, não voltará a ser igual. Mais do que o confinamen­to e da situação que nos pegou de surpresa, muita gente mesmo ficou realmente mal porque isso tudo os afetou de alguma maneira, como aconteceu com todos aqueles que perderam os seus familiares e amigos e nem puderam se despedir. Creio que acontecera­m muitas coisas negativas nesta crise, mas nada pode ser pior que perder as pessoas que mais ama. Isso me cria uma frustração enorme e me parece o mais injusto de tudo”, disse o craque argentino.

Na Inglaterra, o campeonato voltará a ser disputado dia 20, mas pelo menos o campeão é considerad­o barbada, afinal o Liverpool, com nove rodadas a serem jogadas, tem 25 pontos (82 a 57) sobre o Manchester City. A volta da disputa dentro de campo pelo menos vai ajudar os clubes ingleses a não terem de pagar R$ 135 milhões de reembolso para os canais de televisão pela falta de partidas.

Mas, antes de a bola voltar a rolar, uma polêmica. O atacante e capitão do Watford, Troy Deeney, afirmou que não iria voltar a treinar por medo de contrair a covid-19 e passar para o seu filho. “Temos de voltar a treinar, mas eu já disse que não irei. Precisa apenas de um infectado para você ser infectado também, e não quero levar o vírus para a minha casa. O meu filho tem cinco meses e tem dificuldad­e para respirar, não quero colocá-lo em risco”, disse o jogador, durante entrevista para o podcast Talk the Talk.

Na Itália, os torcedores vão ter de esperar até o dia 20 também para ver Cristiano Ronaldo com a camisa da Juventus. O português poderá disputar 12 jogos em 44 dias para levar o time de Turim ao nono título consecutiv­o. O duelo promete ser emocionant­e com a Lazio, que soma apenas um ponto a menos na classifica­ção geral (63 a 62).

A França se antecipou e cancelou a temporada em 28 de abril, concedendo o título de forma antecipada para o Paris Saint-Germain, do brasileiro Neymar, com 11 jogos de antecedênc­ia. Entre os outros torneios que recomeçam neste mês estão a Áustria (ontem), Bulgária (sexta), Turquia (dia 12), Suécia (dia 14), Noruega (dia 16), Suíça (dia 19) e Rússia (dia 19) – os russos terão uma peculiarid­ade, a presença de torcedores nos estádios, limitada a 10% da ocupação.

 ?? CHRISTOF STACHE/EFE–30/5/2020 ?? Falta pouco. Lewandowsk­i e Davies, do Bayern de Munique: time está próximo do seu oitavo título consecutiv­o na Alemanha
CHRISTOF STACHE/EFE–30/5/2020 Falta pouco. Lewandowsk­i e Davies, do Bayern de Munique: time está próximo do seu oitavo título consecutiv­o na Alemanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil