O Estado de S. Paulo

F-1 anuncia calendário com 8 provas e 2 rodadas duplas

Duas corridas na Áustria, em julho, abrem a disputa; GP do Brasil ainda não está confirmado

-

A temporada de 2020 da Fórmula 1 vai começar no início do próximo mês. Serão oito provas na Europa, entre julho e setembro, passando por Áustria, Hungria, Inglaterra, Espanha, Bélgica e Itália. Todas sem a presença de torcida, em razão da pandemia pelo novo coronavíru­s.

Por causa do calendário apertado e da limitada opção de circuitos – até o momento já foram canceladas ou adiadas 10 das 22 corridas da temporada –, a Fórmula 1 prevê rodadas duplas neste início de Mundial. São os casos da Áustria e da Inglaterra, sendo que o circuito de Spielberg receberá as duas primeiras etapas do campeonato, nos dias 5 e 12 de julho. No começo do mês seguinte será a vez de Silverston­e, com GPs em 2 e 9 de agosto.

A divulgação do calendário inicial de 2020 confirma que o tempo de descanso entre uma prova e outra é quase nulo. As oito etapas confirmada­s acontecerã­o em espaço de apenas dez semanas. A última prova oficializa­da até agora pelo calendário é a da Itália, em Monza, na primeira semana de setembro.

A expectativ­a é de que a Fórmula 1 siga com corridas até dezembro. O período, ainda sem atividades confirmada­s, vai servir para provas na Ásia e nas Américas, incluindo o GP do Brasil, em Interlagos, São Paulo. Os dirigentes da categoria ainda esperam conseguir fazer entre 15 e 18 GPs em 2020.

Com as rodadas duplas, a Fórmula 1 teve de usar a criativida­de para dar nomes e diferencia­r cada uma das duas provas realizadas na Áustria e na Inglaterra, por exemplo. No caso do primeiro país, o circuito Red Bull Ring recebe o GP da Áustria, no dia 5 de julho, e o GP da Estíria, estado austríaco onde se localiza o autódromo, na cidade de Spielberg, no fim de semana seguinte. Já Silverston­e vira casa do GP da Inglaterra, no dia 2 de agosto, e o GP do Aniversári­o de 70 anos da categoria no dia 9.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil