O Estado de S. Paulo

MODELO VAI MUDAR POUCO NA LINHA 2021

Novo Countryman deve começar a chegar no fim do ano trazendo leves atualizaçõ­es no visual e mais equipament­os

-

A Mini acaba de revelar as atualizaçõ­es da linha 2021 do Countryman. O modelo só será lançado no fim deste ano, mas a marca inglesa já divulgou todos os detalhes da renovação da versão aventureir­a do carro.

As mudanças são bem sutis e incluem basicament­e nova grade, além de faróis de LEDs redesenhad­os. Atrás, o para-choque mudou e as lanternas têm o desenho da bandeira da Inglaterra. Essa caracterís­tica já era oferecida em parte da família Mini, mas ainda não tinha chegado ao modelo aventureir­o.

A Mini também redesenhou as rodas e há mais opções e combinaçõe­s de cores para a carroceria. Além disso, o teto pode ser pintado de preto brilhante.

Por dentro, a maior novidade é um quadro de instrument­os totalmente digital, que substitui os antigos mostradore­s analógicos disponívei­s até então. Essa tela, que mantém as mesmas dimensões da oferecida no modelo atual (8,8 polegadas), fará parte da lista de equipament­os de série nas versões de topo da linha Mini. Para as configuraç­ões mais simples, o sistema fará parte da lista de opcionais.

Outro destaque da linha 2021 do Countryman é o assistente pessoal Alexa, da Amazon. Com a introdução do dispositiv­o, passará a ser possível ativar vários ajustes e funções do carro a partir de comandos de voz.

Os motores foram mantidos, mas receberam algumas atualizaçõ­es para reduzir o consumo de combustíve­l e, consequent­emente, emitir menos gases poluentes na atmosfera. No caso das versões com propulsore­s a gasolina, houve a introdução de um filtro de partículas, que fica localizado no escapament­o.

Para o 2.0, o destaque é um novo coletor de escapament­o integrado ao cabeçote. A configuraç­ão melhora o resfriamen­to dos gases que vão para o turbo, de acordo com informaçõe­s da fabricante britânica.

As potências dos dois motores a gasolina não mudaram. O 1.5 turbo de três cilindros da versão Cooper entrega 136 cv, enquanto o Cooper S é equipada com o 2.0 turbo de quatro cilindros e 192 cv.

A opção esportiva JCW também manteve os 306 cv. Essa potência é extraída do mesmo 2.0 da versão Cooper, que recebeu ajustes para garantir a ampliação do desempenho.

A versão híbrida, Cooper SE, também mantém o conjunto formado pelo motor 1.5 turbo e outro elétrico. Juntos, geram 227 cv de potência.

Na linha 2021, o modelo híbrido tem baterias de íons de lítio de 7,6 kilowatt-hora. Com isso a variante tem autonomia para rodar 27 km no modo 100% elétrico, de acordo com informaçõe­s da fabricante britânica.

Uma das curiosidad­es é que agora as versões com tração nas quatro rodas, recurso oferecido como opcional em alguns mercados, terão câmbio automático de oito velocidade­s. O Cooper S, por sua vez, utiliza caixa de dupla embreagem e sete marchas, enquanto o Cooper de entrada emprega uma terceira opção na linha, um câmbio automático de seis marchas.

Em alguns mercados, como os Estados Unidos e a Europa, a linha 2021 do Mini Countryman JCW deverá ser oferecida a partir do último trimestre deste ano. No Brasil, o lançamento do novo modelo deverá ocorrer apenas em 2021.

Os preços também não foram revelados. Mas certamente ficarão mais altos que os da linha atual, sobretudo por causa da disparada da cotação do dólar.

Em janeiro, a moeda norte americana correspond­ia a pouco mais de R$ 4. Ontem, a cotação do dólar comercial girou em torno dos R$ 5,4. Ou seja, apenas neste ano a valorizaçã­o foi de mais de 35%.

 ?? FOTOS MINI ?? Cabine. Quadro de instrument­os digital é um dos destaques
FOTOS MINI Cabine. Quadro de instrument­os digital é um dos destaques
 ??  ?? Britânico. Atrás, lanternas trazem a bandeira da Inglaterra
Britânico. Atrás, lanternas trazem a bandeira da Inglaterra
 ??  ?? Dianteira. Grade e faróis tiveram o desenho atualizado
Dianteira. Grade e faróis tiveram o desenho atualizado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil