O Estado de S. Paulo

NIVUS CHEGA AO PAÍS NESTE MÊS

Volkswagen não revelou o preço de seu novo SUV, mas modelo será mais barato que o T-Cross e trará mais tecnologia

- Igor Macário

Depois de vários teasers, a Volkswagen finalmente revelou por inteiro o Nivus, seu novo SUV compacto. O modelo aproveita a plataforma do TCross, mas tem caracterís­ticas próprias. O Nivus começa a ser vendido ainda neste mês, mas os preços não foram revelados durante o lançamento feito pela internet.

Segundo a marca, o modelo será a “porta de entrada” dos SUVs da Volkswagen. Isso deve significar que as versões de entrada serão mais baratas do que as do T-Cross. Estima-se preços entre R$ 75 mil e R$ 100 mil para a gama. A VW adiantou que o modelo terá poucas configuraç­ões disponívei­s. O objetivo é evitar conflito direto com versões do T-Cross.

Em todas as versões, o Nivus será equipado com motor 1.0 turbo de até 128 cv e transmissã­o automática de seis marchas. É o mesmo conjunto de Polo, Virtus e T-Cross. Não haverá opção de câmbio manual.

No compriment­o, o Nivus é ligeiramen­te maior que o TCross. São 4,26 metros, 7 cm a mais que o “irmão” de plataforma. Isso talvez explique o portamalas maior (são 415 litros, ante 373 l do T-Cross). Já na distância entre eixos há uma inversão. Enquanto o Nivus tem 2,57 m (a mesma do Polo), o T-Cross tem 2,65 m, como o sedã Virtus.

Embora lembre o T-Cross, o

Nivus tem vários itens específico­s. A dianteira tem faróis e para-choques exclusivos. Na lateral, uma moldura plástica atua como proteção nos arcos de roda. A faixa se estende do parachoque dianteiro ao traseiro, dando um aspecto de maior robustez ao modelo.

A traseira tem lanternas de LEDs e alguma semelhança com o T-Cross. No entanto, as luzes são mais horizontai­s no novo carro, ante a estrutura mais quadrada do modelo já conhecido. O perfil tem vidro traseiro inclinado, que deixa o Nivus com jeitão mais esportivo.

Por dentro, a cabine é quase igual à do T-Cross. A diferença fica por conta da nova central multimídia. O sistema, chamado de VW Play, estreia no Nivus e tem tela de 10,1 polegadas. Altamente configuráv­el, tem funções inéditas no segmento, como modo valet, que limita algumas funções do carro quando entregue a um manobrista, por exemplo. O sistema também foi desenvolvi­do no Brasil.

Há ainda Android Auto e CarPlay, que pode ser usado sem fios. É o mesmo sistema apresentad­o recentemen­te na nova Fiat Strada. O dispositiv­o também tem aplicativo­s nativos, que podem ser baixados via wi-fi. Para isso, é possível usar a rede de casa ou escritório para instalar ou atualizar os aplicativo­s, ou a rede 4G de um smartphone.

Além disso, a Volkswagen criou uma parceria com algumas empresas para ter os aplicativo­s no VW Play. Será possível fazer reserva de serviços na rede de estacionam­entos Estapar, pedir socorro da Porto Seguro ou até comida pelo app do iFood. O carro virá ainda de fábrica com a tag de pedágio do Sem Parar instalada com três meses sem mensalidad­e. O manual cognitivo, que estava disponível para Polo, Virtus e T-Cross via smartphone, agora está na própria central multimídia VW Play. O trio deverá ganhar a nova central posteriorm­ente.

O Nivus também tem controle de cruzeiro adaptativo, item normalment­e encontrado em modelos mais caros. No Tiguan, ele está apenas na versão de topo. O sistema de frenagem automática de emergência também é de série. Há ainda itens como faróis de LEDs, ar-condiciona­do automático, chave presencial com partida por botão e câmera de ré.

A marca ainda não revelou as versões, mas adiantou que a gama será enxuta. O carro mostrado na apresentaç­ão era da versão Highline, topo de linha, que deverá concentrar a maior parte das novidades tecnológic­as. Uma versão de entrada, possivelme­nte Comfortlin­e, terá apelo mais racional e menos itens de série.

O modelo é o primeiro carro nacional da marca a trazer o novo logo da Volkswagen. Ele foi usado pela primeira vez no elétrico I.D 3, mostrado no Salão de Frankfurt em 2019. O Nivus, aliás, também será vendido na Europa a partir do início de 2021. A produção será feita na fábrica da marca em Pamplona, na Espanha, onde também é montado o TCross europeu. A fabricação do Nivus começará em cerca de duas semanas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

 ?? FOTOS: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO ?? ‘Esportivo’. Teto caído na traseira dá aspecto moderno ao modelo chamado de SUV cupê
FOTOS: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO ‘Esportivo’. Teto caído na traseira dá aspecto moderno ao modelo chamado de SUV cupê
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil