O Estado de S. Paulo

Trump usa 11 agências federais para repressão

- / NYT

Em meio à sua promessa de “dominar” os manifestan­tes que protestam contra a violência policial, o presidente Donald Trump mobilizou 11 agências federais. Agentes de fronteira, da Administra­ção de Repressão às Drogas, do FBI e até de equipes de resgate de reféns estão trabalhand­o ao lado das polícias local e militar e da Guarda Nacional para conter os protestos.

O trabalho conjunto é visto em cidades como San Diego, Buffalo e Las Vegas, mas em nenhum lugar a demonstraç­ão de força tem sido tão forte quanto em Washington, onde Trump tenta demonstrar seu poder enchendo o centro da cidade com funcionári­os de várias agências, como do FBI, do Escritório de Álcool, Cigarros e Armas, Segurança Interna, proteção de fronteiras e do Departamen­to de Defesa, que transforma­ram a capital em uma fortaleza armada.

“O Departamen­to de Segurança Interna e seus parceiros não permitirão que anarquista­s, vândalos e oportunist­as explorem a agitação civil para saquear e destruir nossas comunidade­s ”, disse Chad Wolf, secretário interino do departamen­to. “Embora o DSI respeite o direito de todos os americanos de protestar pacificame­nte, a violência e a agitação civil não serão toleradas. Controlare­mos a situação e protegerem­os o povo americano e a pátria a qualquer custo.”

Ao todo, 11 agências federais se uniram aos esforços de Trump para conter os protestos provocados pela morte de George Floyd em Minneapoli­s e ostensivam­ente pôr fim a tumultos e saques – e determinar se anarquista­s e outros grupos extremista­s haviam se infiltrado nos protestos.

Mas as autoridade­s locais dizem que a resposta federal foi além do aceitável, quase exagerada. A prefeita do distrito de Columbia chamou de “vergonhoso”.

“Não me lembro da última vez em que esse número de agências federais foi reunido para tentar lidar com um grande número de manifestan­tes”, disse Chuck Wexler, diretor executivo do Fórum de Pesquisa Executivo da Polícia. Ele disse que a entrada de várias forças federais na cidade pode ser uma receita para o “caos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil