O Estado de S. Paulo

Auxílio em maquininha atrai Safrapay e estrangeir­os

-

Oprojeto para viabilizar o acesso ao auxílio emergencia­l de R$ 600 por meio de maquininha­s de cartão atraiu concorrent­es menores, locais e até estrangeir­os. O interesse tem acontecido mesmo com o limite de receita das empresas ter ficado em até 1,20%, por transação, nessas operações. A SafraPay, do banco Safra, é uma das que devem passar a permitir que suas maquininha­s aceitem o auxílio emergencia­l em pagamentos. A lista conta ainda com nomes como o da norte-americana FirstData, que tem parceria com o Bancoob e o Sicredi no Brasil, Stone e PagSeguro. E não para por aí. Além delas, a também norte-americana Global Payments e a pernambuca­na Acqio avaliam a possibilid­ade de aderir ao projeto. Sob o comando da bandeira Elo, a iniciativa entrou em vigor sexta-feira, com apenas os grandes nomes do setor na operação.

» Imã. Cielo, de Bradesco e Banco do Brasil, e Getnet, do Santander, foram os primeiros. Na próxima segunda-feira, as maquininha­s da Rede, do Itaú Unibanco, também já estarão aptas a aceitar pagamentos com auxílio emergencia­l. Outra que também deve começar na semana que vem é a SafraPay.

» Bilhões. Por trás do interesse, está o potencial a ser movimentad­o nas maquininha­s com o auxílio emergencia­l. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo pode autorizar ao menos mais duas parcelas do benefício.

» Empurrão. A Cielo bateu a marca de 300 mil transações de uso do auxílio emergencia­l para pagamento de compras em estabeleci­mentos físicos. O recorde foi atingido no dia seguinte ao lançamento, no sábado. Foram 77 mil transações.

» Marcha à ré. Em 2019, o Brasil produziu 908 milhões de pares de sapatos, com cresciment­o discreto em relação a 2018, de 0,4%. Em 2020, porém, a expectativ­a é de queda de 21% a 29%, o que levará o setor ao patamar de 16 anos atrás, segundo a Associação Brasileira das

Indústrias de Calçados (Abicalçado­s). Segundo o presidente executivo da instituiçã­o, Haroldo Ferreira, a força de trabalho já encolheu em 35 mil postos, em torno de 13% do total e deve ter ainda mais perdas. » Estava ruim? No relatório anual, a Abicalçado­s diz que 2019 teve cresciment­o baixo em razão de “atrasos de reformas estruturai­s importante­s ao resgate da confiança do empresaria­do e do consumidor”. Se o último ano frustrou expectativ­as, 2020 promete ser mais difícil.

» Pois piorou. Além de a indústria calçadista ter tido a produção restrita em alguns lugares, a área sofreu por ser muito dependente das lojas físicas, muitas ainda fechadas. A indústria voltou a produzir, agora, em cerca de 30% de sua capacidade.

» Nicho. A seguradora norte-americana Argo escolheu o Brasil para ingressar no ramo de automóveis. Sua chegada será voltada a um nicho: o ‘pay per use’, no qual o usuário paga pelo seguro só quando usa o bem.

» Em casa. O modelo ainda engatinha no País, mas ganhou popularida­de em meio às medidas de isolamento. A Argo decidiu começar do zero. Com o empurrão da crise, algumas grandes do setor têm cogitado aquisições de entrantes, as insurtechs, que já exploram este mercado. Uma das “noivas” – mas que não estaria à venda – é a Thinkseg, do ex-BTG André Gregori. A novata tem parceria com a italiana Generali.

» Palpite. A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para regulament­ar o empréstimo bilionário para o setor elétrico recebeu sugestões de 82 instituiçõ­es, entre empresas, consultori­as, associaçõe­s, órgãos de defesa e conselhos de consumidor­es. Algumas delas fizeram mais de uma proposta, de forma que o órgão regulador terá de analisar 404 contribuiç­ões.

» Bom, pero... O número chama atenção, consideran­do que foram apenas seis dias de consulta pública, sendo que as contribuiç­ões foram enviadas só por formulário eletrônico, em meio à pandemia.

» Corrida. A relatora do caso, diretora Elisa Bastos Silva, pretende avaliar as sugestões e trazer uma proposta final para deliberaçã­o da Aneel o mais rapidament­e possível. Uma coisa é certa: não será na próxima reunião da diretoria, marcada para a próxima terça-feira. Não está descartada, porém, a convocação de reunião extraordin­ária para a próxima semana.

ALINE BRONZATI, TALITA NASCIMENTO E ANNE WARTH

 ?? GIULIANO GOMES–4/5/2020 ??
GIULIANO GOMES–4/5/2020
 ?? GABRIELA BILO/ESTADÃO–23/10/2018 ??
GABRIELA BILO/ESTADÃO–23/10/2018
 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO–1/8/2013 ??
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO–1/8/2013

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil