O Estado de S. Paulo

2 PERGUNTAS PARA...

- Francisco Guerreiro, eurodeputa­do (Verdes Europeus) / M.G.

1. Por que o sr. acredita que questões climáticas, o desmatamen­to na Amazônia e a defesa dos direitos humanos são fundamenta­is na análise do acordo UE-Mercosul?

A ciência tem demonstrad­o que a expansão do desmatamen­to na Amazônia, sobretudo no Brasil, está intimament­e ligado à produção pecuária, à indústria madeireira, aos grandes ruralistas, à destruição massiva da biodiversi­dade, à seca generaliza­da e à opressão das comunidade­s indígenas. O atual acordo apenas vai acentuar esta tendência de destruição ambiental e de crispação social pois sendo o Mercosul a quinta maior economia fora da União Europeia, e havendo uma diminuição das barreiras alfandegár­ias, sabendo dos escândalos de corrupção, por exemplo no Brasil não será a União Europeia a aumentar os standards de qualidade social e ambiental nestes países. Defender as comunidade­s indígenas, a proteção da riqueza amazônica e de todos os países da América Latina é rejeitar o acordo. Os Verdes Europeus, por estas razões, têm sido uma voz determinad­a contra o acordo.

2. O sr. acha que, após os votos da Áustria e da Holanda, o acordo pode ser considerad­o enterrado nos termos atuais? Outros parlamento­s também o rejeitarão? Gostaria que mais parlamento­s rejeitasse­m o acordo, mas nada demonstra que haja uma possibilid­ade. Os deputados nacionais, certamente, já se esqueceram dos graves incêndios florestais que recentemen­te ocorreram na Amazônia e que estão diretament­e ligados à indústria pecuária e madeireira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil