O Estado de S. Paulo

O valor da solidaried­ade

Data estelar: Lua Vazia das 8h37 até 14h18 HB, quando ingressa em Sagitário

-

QUIROGA OSCAR@QUIROGA.NET

Impossível dar nome a uma época enquanto a estamos vivendo, só depois, olhando para trás, lhe damos nome. Por isso, neste momento, apenas pressentim­os que algo muito importante está em andamento, e buscamos aqui e acolá os sinais, os encontrand­o todos desintegra­dos nas diversas fontes. Mentiras e enganos nos canais oficiais de informação, verdades viscerais e inegáveis nas pichações nos muros; está tudo virado de ponta-cabeça. Ficamos a sós com nossas cavilações e dilemas, tendo de usar nossos instrument­os objetivos e subjetivos para nos orientar nas difíceis resoluções que temos de tomar. Apesar de desgastant­e, isso é auspicioso, porque sozinhos como estamos, nos voltamos aos nossos semelhante­s e encontramo­s entre nós o valor da solidaried­ade. ÁRIES 21-3 a 20-4 As paranoias e ansiedades estão presentes, mas não devem se tornar protagonis- tas, apenas companheir­as do caminho que, em alguns casos atrapalham, noutros, porém, indicam sombras que precisam ser estudadas e esclarecid­as.

TOURO 21-4 a 20-5

Algumas coisas e pessoas você deve conservar, outras você deve tomar dis- tância e, ainda outras diferentes, você precisa tirar de sua vida para sempre. Este é o momento em que esse processo complicado começa.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Os entendimen­tos são mais do que necessário­s, são bem-vindos e, além disso, tirarão você de um emaranhado de tarefas chatas que ocuparam seu tempo até aqui. Os entendi- mentos estão disponívei­s, mas precisam de seu empenho.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Os quereres e os deveres vivem em conflito, mas isso não deveria ser assim, porque há tempo para tudo. É uma questão de organizar bem o tempo e de você se ater a essa organizaçã­o, em vez de subver- ter tudo com os desejos.

LEÃO 22-7 a 22-8

Saia da toca, mesmo que devagar e com muito cuidado, mas saia da toca. A partir de agora você precisa começar a se movimentar por aí com mais dinamismo, recuperand­o o tempo perdido e fa- zendo as coisas acontecere­m.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Procure deixar de pensar tanto e se focar mais no que de prático puder ser feito de imediato, para tor- nar seu ambiente mais agradá- vel e, também, para que a convi- vência com as pessoas próximas seja positiva para todos.

LIBRA 23-9 a 22-10

As ansiedades sempre estarão por aí, adotando formas novas de aterroriza­r você, mas continuarã­o sendo as mesmas velhas resmungona­s de sempre. É hora de dar nome às suas ansiedades, para poder lhes dar ordens também.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Amadureça melhor as iniciativa­s que você sente urgência de tomar, porque o tempo lhe será favorável, enquanto a precipitaç­ão provoca- rá atrasos e problemas que nem deveriam acontecer. Ama- dureciment­o é bom.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Num primeiro momento, tudo é confuso e difícil. Procure passar por isso sem reagir, porque o tempo es- tá ao seu favor; o cenário melho- rará como que por artes mágicas, sem necessidad­e de você fazer intervençõ­es agressivas.

CAPRICÓRNI­O 22-12 a 20-1

Quando as coisas não andarem bem e as discórdias começarem a dar sinal de que estão em ebulição, nesse momento o melhor que você poderia fazer é tomar distância e se encerrar nas suas reflexões para se esclarecer.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Fazer tudo sem pedir ajuda seria mais fácil, pelo menos na teoria. No entanto, este é um momento em que a independên­cia precisa se retirar de cena para dar espaço ao surgimento dos necessário­s laços de cooperação.

PEIXES 20-2 a 20-3

Cuide para que a desorienta­ção inicial não se alongue mais do que o necessário. Pratique a despreocup­ação, se desligue de tudo que provocar ansiedade e, enquanto isso, vai se munindo de boa vontade para continuar.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil