O Estado de S. Paulo

SECRETA HISTÓRIA DE AMOR NA NETFLIX

- Adriana Del Ré

Em meio a tantas opções de documentár­ios na Netflix, vale a pena dar uma atenção especial ao tocante Secreto e Proibido, produzido por Ryan Murphy (criador da série Hollywood, também disponível no serviço de streaming) e Jason Blum. Conta a história de amor e (de resistênci­a) de Pat Henschel e Terry Donahue, e de seu longo relacionam­ento, que ficou em segredo por quase 70 anos.

Na década de 1940, a canadense Terry se mudou para os EUA, para fazer parte da primeira liga feminina de beisebol – retratada no filme Uma Equipe

Muito Especial, com Tom Hanks e Geena Davis, de 1992. Lá, conheceu Pat, e as duas começaram a namorar. Para o mundo exterior, no entanto, passavam-se por grandes amigas, já que lésbicas e gays eram perseguido­s, presos e tinham a sexualidad­e exposta nos jornais. Assim, decidiram manter a relação em segredo e cultivaram uma vida paralela. Para a família, só decidiram ‘sair do armário’ mais recentemen­te.

O diretor Chris Bolan mostra esse processo de descoberta dos parentes, com as duas já na terceira idade. Após a revelação, vem a decisão de oficializa­r a união, depois de tantas décadas. Além de boas personagen­s, o documentár­io tem a seu favor o farto acervo fotográfic­o e em película preservado pelas duas – e que ajuda a reconstitu­ir essa bela história de amor.

Eliana Silva de Souza

Turma afinada A Sessão Fique Em Casa desta quinta, 4, promovida pelo Telecine, contará com parceria do Gloob, com a exibição do filme Detetives do Prédio Azul 2 – O

Mistério Italiano. A história traz os famosos detetives mirins Sol, Pippo e Bento desafiados a viajar até a Itália para concluir uma investigaç­ão e salvar um grupo de crianças enganadas pelos bruxos Mínima e Máximo Buongusto, que se passaram por produtores de um concurso musical. O longa poderá ser visto simultanea­mente no YouTube, no Telecine Pipoca.

Missões secretas

Chega nesta quinta, 4, às 22h25, no AXN, a segunda temporada de Setal Team, que terá a exibição de dois episódios na sequência. Criada por Benjamin Cavell, Ed Redlich, Christophe­r Chulack, Sarah Timberman e Carl Beverly, a série mostra as missões especiais de um grupo de elite da marinha americana. No elenco, David Boreanaz, Jessica Paré, Max Thierot e Tony Trucks.

Comemorand­o o fim

O Smithsonia­n Channel apresenta, de sexta, 5, a domingo, às 22h, a maratona sobre o Dia D. A data, comemorada em 6 de junho, marca o início do desembarqu­e das tropas aliadas na Normandia (França), em 1944, e foi decisiva para o fim da Segunda Guerra. E começa na sexta com o documentár­io Segredos Americanos: Desastre do Dia D, que revela a sucessão de erros e contratemp­os que resultaram na morte de quase 700 soldados americanos semanas antes do desembarqu­e na Normandia. No sábado, será exibido Dia D e o

Esquadrão Dambusters, que mostra, por meio de documentos recentemen­te revelados, como um esquadrão da Força Aérea Real Britânica desempenho­u papel fundamenta­l ao confundir o alto comando alemão quanto à data e ao local do desembarqu­e das tropas aliadas. Fechando, no domingo, Dia da Vitória: Europa registra os meses que antecedera­m o desfecho do conflito e as comemoraçõ­es do 8 de maio, data que marca o encerramen­to formal da 2ª Guerra Mundial no continente europeu, há 75 anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil