O Estado de S. Paulo

Empresas e escolas terão de combinar distanciam­ento parcial com testagem.

-

Morreu na madrugada de ontem, em São Paulo, o restaurate­ur italiano Mario Tatini. A morte, por causas naturais, foi confirmada pelo neto, Thiago Tatini. Mario Tatini é o fundador do restaurant­e italiano que leva seu sobrenome, o Tatini, inaugurado em 1983 e conhecido pelo serviço tradiciona­l, com garçons de terno e gravata finalizand­o grande parte dos pratos na mesa, à vista dos clientes – prática que se mantém até hoje.

A casa, localizada na Rua Batatais, nos Jardins, também se consagrou por algumas receitas específica­s, como o linguine com molho cremoso de grana padano, no qual o preparo consiste em mexer a massa ainda bem quente dentro de uma peça inteira do queijo. Outro clássico, também finalizado no salão, é o estrogonof­e de filé mignon, servido com arroz e batata palha.

Em 2004, foi lançado o livro A receita de Mario Tatini, em que a autora, Teresa Cristofani Barreto, narra a vida do restaurate­ur e suas contribuiç­ões para a gastronomi­a paulistana. Há dois anos, a família inaugurou um novo restaurant­e, o Casimiro,

comandado por um dos netos de Mario, Thiago Tatini, que, apesar do salão mais moderno, conta com hits do Tatini no cardápio, como o estrogonof­e e o steak à Diana.

A história do clã no Brasil, aliás, começou com o pai de Mario, o italiano Fabrizio Tatini, que se instalou na cidade de Santos, onde abriu, em 1954, o restaurant­e Don Fabrizio. Na casa, ele estreou o uso do fogareiro na preparação de pratos junto aos clientes.

 ?? PAULO LIEBERT/ESTADÃO–29/11/2005 ?? Tradição. Livro narrou a vida do restaurate­ur e o legado culinário na capital
PAULO LIEBERT/ESTADÃO–29/11/2005 Tradição. Livro narrou a vida do restaurate­ur e o legado culinário na capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil