O Estado de S. Paulo

Mourão faz mea-culpa e vê risco ao agronegóci­o

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA. COLABOROU ELIANE CANTANHÊDE.

Ovice-presidente Hamilton Mourão entende que o governo Jair Bolsonaro derrapou na largada do combate ao desmatamen­to e, por isso, “perdeu a narrativa” no meio ambiente. Segundo ele, sem citar o ministro Ricardo Salles, o Brasil hoje é apresentad­o internacio­nalmente como “vilão”. “Fazemos esse mea-culpa, ela (Operação Verde Brasil na Amazônia) devia ter começado lá no final do ano passado”, afirmou, em entrevista que contou com a participaç­ão da Coluna. O vice reconhece que essa imagem ruim atrapalha o agronegóci­o do País.

» Agro. “Temos de demonstrar ao mundo que nossos produtores rurais estão comprometi­dos e obedecem legislação ambiental”, disse o Mourão. “A questão das barreiras, sejam tarifárias, comerciais ou até, digamos, ambientais, todas colocadas com um único objetivo: reduzir a capacidade e a penetração que o nosso agronegóci­o tem.”

» Já era? “Somos apresentad­os como vilões do meio ambiente quando não somos. Temos que reconhecer que houve aumento no desmatamen­to na Amazônia”, disse o vice.

» Canais. “Nós temos de nos aproximar da comunidade internacio­nal, das organizaçõ­es ambientais e deixarmos claro o compromiss­o não só do governo brasileiro, mas do Estado brasileiro com a proteção e preservaçã­o do seu patrimônio natural”, disse Mourão.

» Passou... Mourão minimizou as manifestaç­ões a favor de Bolsonaro que atacam as instituiçõ­es, a democracia e pregam intervençã­o militar. “Enquanto ficar no terreno da retórica, faixa, palavra de ordem, como sempre fica esse tipo de manifestaç­ão, está contida dentro dos limites da lei.”

» ...um pano. Segundo Mourão, o grupo da ativista Sara Winter “não enche um caminhão”. “No momento em que partirem para a baderna, dano ao patrimônio público, agressão aos ministros na rua, em suas residência­s, aí as barras da lei para com esses grupos.”

» Simples. Sobre a tensão com o STF: “Decisões judiciais a gente cumpre ou contesta utilizando os meios que a Justiça tem”, disse Mourão. A entrevista está no blog da Coluna. » Me diz aí. Pontos mal explicados pela Secom segundo quem conhece o mercado de anúncios do Google: 1) Se não há censura ou filtro, quais são os canais de oposição que recebem recursos? 2) Uma vez que a empresa fornece relatórios das veiculaçõe­s, isso foi fiscalizad­o? Se sim, por que deixou passar site adulto?

» Contexto. CPI mista das Fake News apontou anúncios em canais de “conteúdo inapropria­do”. O governo alega que a distribuiç­ão é feita pelo Google, por algoritmo, já a empresa diz ser feita também por pessoas.

» Fica... Ronaldo Caiado ligou para o gabinete de Eduardo Pazuello. Atendeu a secretária: “Quem?!”. Elerepetiu: “Ronaldo Caiado”. “Caia... o que?!”. Impaciente, ele reagiu: “Governador de Goiás!”. “De onde?!” Caiado desistiu. Bateu o telefone e ficou por isso.

» …difícil. O ex-ministro Mandetta estava justamente com Caiado na hora do telefonema, que vem sendo usado no Congresso como exemplo do “desmanche na Saúde”. Como a secretaria do ministro não sabe nem quem são os governador­es?

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles participou de live com empresário­s, promovida pelo Grupo Voto. O tema foi “desburocra­tização para acelerar o Brasil”.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles participou de live com empresário­s, promovida pelo Grupo Voto. O tema foi “desburocra­tização para acelerar o Brasil”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil