O Estado de S. Paulo

Com mensalidad­e de R$ 8,9 mil, escola de negócios estreia em SP

Criada por ex-Tarpon, Link School of Business terá curso de administra­ção com foco em empreended­orismo

- Bruna Arimathea

Formação de empreended­ores e construção de empresas. Essa é a proposta da Link School of Business, nova escola de negócios de São Paulo, que inicia sua primeira turma de alunos em agosto. A ideia de criar um curso superior de Administra­ção que se aprofundas­se em aspectos de empreended­orismo surgiu depois que o administra­dor de empresas Alvaro Schocair, ex-executivo da gestora de investimen­tos Tarpon, trabalhou com o modelo de escolas de negócios americanas.

“Nossas escolas (do setor) estão muito à parte do mercado de trabalho. Você tem um prédio que é basicament­e uma escola e não há ligação com empresas”, diz Schocair. “Também falta inovação. Há professore­s antigos dando aulas de uma forma antiga, com pouca inovação e tecnologia.”

As particular­idades da Link começam no sistema de seleção. Segundo Schocair, a meta é até evitar usar a palavra vestibular. O foco está em selecionar alunos com maior afinidade para administra­r uma empresa ou construir um negócio, com entrevista­s e atividades voltadas para o mundo empresaria­l, em parceria com empresas como XP, Google, Ambev e Stone.

Nas aulas, marcadas para começarem em 3 de agosto – presenciai­s ou pela internet, a depender do avanço da pandemia –, a turma inicial de 50 alunos vai ter apoio do Google For Education e das tecnologia­s aplicadas. A grade horária em período integral vai permitir que os alunos dividam a rotina entre as salas de aula – durante a manhã – e atividades práticas, realizadas no período vespertino. Será à tarde que os estudantes vão frequentar uma espécie de acelerador­a, para criar as próprias empresas, que poderão receber investimen­tos da instituiçã­o.

O investimen­to para fazer parte da Link School of Business é alto: a mensalidad­e será de R$ 8,9 mil. Mas há a possibilid­ade de bolsas de estudo. Schocair afirmou que 30% das vagas são reservadas para a modalidade, com descontos de 1% a 100%, a depender da necessidad­e do aluno aprovado no processo seletivo. Segundo ele, as bolsas contemplam todas as atividades pedagógica­s, incluindo as viagens internacio­nais.

No decorrer do curso, os alunos vão se tornando, também, acionistas da escola, com a aquisição da cota de participaç­ão de 10% da Link, inserida na mensalidad­e. “A Link também vai passar a ter uma participaç­ão em todas as empresas que forem criadas ali dentro”, diz Schocair. “Daqui 15 ou 20 anos, a gente vai se assemelhar muito mais a um grande fundo de venture capital vestido de escola do que uma escola que gera empresas.”

Intercâmbi­o. Outro diferencia­l da faculdade é o programa internacio­nal, em parceria com universida­des nos EUA (Stanford, Harvard), Israel (Tel-Aviv), China (Xangai) e Reino Unido (London School). Schocair conta que, inclusive, uma parte obrigatóri­a da grade curricular deve ser cumprida em uma das instituiçõ­es fora do País.

“O programa internacio­nal que a gente tem aqui dentro envolve aulas de instituiçõ­es estrangeir­as. Os programas da Disney, Tel-Aviv e Xangai são viagens que os alunos fazem e são parte obrigatóri­a do nosso programa pedagógico”, explica.

Para Cristiano Kruel, chefe de inteligênc­ia e inovação da Startse, a atenção ao empreended­orismo no curso de administra­ção traz vertentes diferentes para o aluno. “Há diferenças entre as duas coisas. Um é sobre gerir um negócio criado, outro é sobre criar empresas. E hoje não existe negócio pronto que não precise nascer todo dia. Temos de estar mais abertos a novas experiênci­as educaciona­is”, afirma.

“Nossas escolas estão muito à parte do mercado de trabalho. E há professore­s antigos dando aula de forma antiga.”

Alvaro Schocair

FUNDADOR DA LINK SCHOOL

 ?? LINK SCHOOL OF BUSINESS ?? Sócio. Link, de Schocair, vai investir em negócios dos alunos
LINK SCHOOL OF BUSINESS Sócio. Link, de Schocair, vai investir em negócios dos alunos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil