O Estado de S. Paulo

SRAS E SRS, EIS O NOVO BATMÓVEL

Fotos foram divulgadas no twitter de The Batman, que foi adiado para 2021

- Tião Oliveira

No início de março, Matt Reeves, diretor de The Batman, filme cuja estreia ocorrerá em outubro de 2021 nos cinemas dos Estados Unidos, publicou fotos embaçadas do novo batmóvel em sua conta no Twitter. Novas imagens, agora divulgadas na conta da produção cinematogr­áfica no microblog, revelam o que as fotos de Reeves não deixaram claro: diferentem­ente dos anteriores, que tinham visual futurista, o carro usado pelo homem-morcego na próxima produção tem cara de “muscle car” dos anos 1970.

O carro parece ser um Charger que recebeu várias soluções tecnológic­as e pendurical­hos. Outro diferencia­l é que o modelo do “cavaleiro das trevas” tem motor instalado em posição central traseira – o do Dodge original fica na dianteira.

Curiosamen­te, o batmóvel revelado agora em detalhes parece ser um pouco diferente do mostrado por Reeves há três meses. O para-choque dianteiro, por exemplo, é mais largo que o do carro das fotos divulgadas no início de março. E as luzes traseiras são mais simples – as do outro modelo eram triplas e em forma de barras.

Além disso, aparenteme­nte o “novo” carro tem motor V8 praticamen­te original. Já o batmóvel revelado há três meses utilizava uma espécie de sistema de propulsão a jato.

O modelo tem dianteira comprida e caixas de rodas largas, que deixam o visual “musculoso”. E, como o filme conta o início da vida de Bruce Wayne como Batman, este carro será mais, digamos, simples.

Não dá para esperar, por exemplo, a enorme parafernál­ia eletrônica presente nos carros anteriores, que aparecem nos filmes dos diretores Tim Burton e Joel Schumacher. Tampouco esse batmóvel terá nível de blindagem como o Tumbler, como é chamado o modelo da trilogia dirigida por Christophe­r Nolan.

De fato, o batmóvel de The

Batman é um carro mais rústico e artesanal, como se tivesse sido feito na garagem de casa pelo próprio Bruce Wayne. Mas o fato é que, independen­temente das diferenças entre as fotos reveladas antes e agora, o novo Batmóvel parece ser intimidado­r. E isso é algo a se esperar do carro do homem-morcego.

Do elenco de The Batman fazem parte os atores Robert Pattinson (que ganhou fama como Cedrido, de

Harry Potter e o Cálice de

Fogo, e Edward Cullen, de Crepúsculo) no pepel de Batman, Zoë Kravitz como a Mulher-Gato, Paul Dano como o Charada, Colin Farrell como o Pinguim, Jeffrey Wright como o Comissário Gordon e Andy Serkis como Alfred, o mordomo da família Wayne e tutor do jovem Bruce.

História. O primeiro batmóvel (ainda sem esse nome) apareceu em uma edição de 1941 da revista Detective Comics. Desenhado por Bob Kane, o carro era inspirado em um conversíve­l Cord de 1936.

O batmóvel (já com esse nome) estreou na edição número 5 de Batman, ainda em 1941. O carro da HQ foi desenhado por Jerry Robinson.

Após alguns ajustes, em 1950 surge um novo batmóvel na edição 156 da Dectetive Comics. O carro, moderno e bem equipado, tinha a “cara” do Batman na dianteira e uma enorme asa de morcego na traseira.

Dois anos depois surge o primeiro batmóvel com detalhes pintados de azul. De 1964 a 1980, o carro do Batman ganhou várias atualizaçõ­es.

Algumas delas tinham as linhas claramente inspiradas nas de modelos esportivos famosos. Entre os quais estavam o norte-americano Chevrolet Corvette e do alemão Porsche 911.

 ?? FOTOS: JEFF FROST/@THEBATROBE­RT/TWITTER ?? Músculos. Estilo faz lembrar os anos 1970
FOTOS: JEFF FROST/@THEBATROBE­RT/TWITTER Músculos. Estilo faz lembrar os anos 1970
 ??  ??
 ??  ?? Incógnita. Não está claro se motor será um tipo de jato ou V8
Incógnita. Não está claro se motor será um tipo de jato ou V8
 ??  ?? Intimidado­r. Dianteira é comprida e caixas de rodas, largas
Intimidado­r. Dianteira é comprida e caixas de rodas, largas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil