O Estado de S. Paulo

OAB-SP lança manifesto com apoio de Doria

- Fernanda Boldrin

A seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OABSP) lançou ontem o “Movimento Democracia Sempre”. O anúncio, feito virtualmen­te pelo presidente da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos, recebeu apoio do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Eduardo Tuma (PSDB), e de representa­ntes do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas Estadual, entre outros.

“Estaremos ao lado da OAB, ao lado de todas as instituiçõ­es e brasileiro­s que, aqui de São Paulo, dirão um não a qualquer movimento autoritári­o ou qualquer movimento que busque um regime ditatorial no País”, afirmou Doria. Ele também criticou a atuação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em manifestaç­ões recentes.

Eduardo Tuma, que represento­u o prefeito Bruno Covas (PSDB), também endossou a iniciativa. “A Câmara Municipal se sente honrada de participar na defesa da democracia”, afirmou o vereador, que também se manifestou contra a prorrogaçã­o de mandatos e o adiamento das eleições municipais de 2020.

Em texto lido durante a transmissã­o, a OAB-SP afirmou que “o Movimento Democracia Sempre será um observatór­io, um escudo aos retrocesso­s civilizató­rios e um núcleo de defesa contra todas as ameaças antidemocr­áticas, por meio do qual serão reiteradam­ente reafirmado­s o dever e a responsabi­lidade de defesa das mensagens #Democracia­Sempre e #Autoritari­smoNão”.

A OAB-SP elabora um documento para formalizar o movimento. O lançamento acontece no momento em que uma onda de manifestos assinados por personalid­ades brasileira­s de diferentes setores da sociedade em defesa da democracia e em oposição ao presidente Jair Bolsonaro ganha volume.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil