O Estado de S. Paulo

Unicamp corta questões do vestibular

- Ludimila Honorato

A comissão permanente para os vestibular­es da Unicamp (Comvest) anunciou ontem mudanças importante­s na primeira fase do vestibular de 2021 por causa da pandemia do novo coronavíru­s. A prova terá menos questões (72 e não mais 90) e duração de no máximo quatro horas – anteriorme­nte eram cinco. A primeira fase será realizada em dias diferentes, divididos pela área de escolha dos candidatos. Tudo isso para reduzir o número de estudantes circulando e evitar aglomeraçã­o nas escolas.

Os candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológic­as farão a prova no mesmo dia, em um sábado. A dos candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde será no dia seguinte.

As inscrições para o vestibular da Unicamp 2021 serão realizadas entre 31 de julho e 8 de setembro, pela página da Comvest (comvest.unicamp.br). A data das provas da primeira fase ainda não foi definida.

As mudanças foram aprovadas pela Câmara Deliberati­va do Vestibular, em reunião na quinta-feira, e serão publicadas em edital. Segundo a Comvest, a primeira fase deve ser aplicada em dois dias de janeiro de 2021 e as provas da segunda fase, em dois dias de fevereiro. A definição dos dias depende da divulgação, pelo Inep, das datas do Enem e de reunião entre as universida­des públicas paulistas, para que não haja coincidênc­ia de datas, possibilit­ando aos estudantes prestarem mais de um processo seletivo.

A primeira fase será constituíd­a de uma única prova de conhecimen­tos gerais composta por 72 questões objetivas sobre as áreas do conhecimen­to desenvolvi­das no ensino médio. As questões serão as seguintes: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura; 12 questões de Matemática; e oito questões de cada disciplina: Biologia, Física, Geografia/Sociologia, História/Filosofia, Inglês e Química.

Espera. A Universida­de de São Paulo (USP) e a Universida­de Estadual Paulista (Unesp) mantiveram a posição de aguardar a definição da nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi adiado pelo Ministério da Educação, para avaliar o adiamento de suas provas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil