O Estado de S. Paulo

Expectativ­a de alta para Ibovespa dispara

-

A expectativ­a de alta para o Ibovespa no curtíssimo prazo disparou no Termômetro Broadcast Bolsa, mesmo com o índice acumulando ganho firme esta semana. A pesquisa tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto das ações na semana seguinte.

Entre 20 participan­tes, 60% acreditam que a próxima será de avanço. É o maior patamar alcançado desde a semana entre 16 e 20 de março, quando ficou em 61,11%. Em contrapart­ida, a previsão de que a Bolsa fechará a semana que vem em queda recuou a 10,00%, enquanto 30,00% esperam estabilida­de. Na edição anterior, 38,89% esperavam ganhos para o Ibovespa na atual semana; 44,44%, variação neutra; e 16,67%, perdas. O índice subiu 8,28% esta semana.

No período entre 8 e 12 de junho, o ponto alto da agenda internacio­nal é a decisão de política monetária do Federal Reserve (banco central americano), na quarta-feira (10), que será seguida de entrevista do presidente da instituiçã­o, Jerome Powell. A aposta do mercado é de manutenção do juro na faixa entre 0% e 0,25%. Entre os indicadore­s, destaque para o PIB da zona do euro no primeiro trimestre. Na China, serão divulgados, ao longo dos próximos dias, dados de inflação e comércio exterior de maio.

No Brasil, a semana para o mercado financeiro será mais curta. Na quinta-feira, não haverá negócios em razão do feriado de Corpus Christi, que havia sido antecipado para maio em São Paulo, mas a B3 e o Banco Central optaram por obedecer o calendário original.

Na agenda de indicadore­s, o principal dado é o IPCA de maio, previsto para quarta-feira, para o qual a projeção do Bradesco é deflação de 0,45%. "O resultado reflete a queda de preços de combustíve­is e de bens industriai­s, além de desacelera­ção de preços de serviços”, diz o banco, em relatório.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil