O Estado de S. Paulo

Bolsonaro afaga Ramos após onda de ataques

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Não é sempre que Jair Bolsonaro concorda com o que seus apoiadores mais radicaliza­dos dizem nas redes sociais. Recentemen­te, tranquiliz­ou Luiz Eduardo Ramos, vítima de ataques da militância bolsonaris­ta: foi chamado de “comunista”, vejam só. O presidente aconselhou o ministro da Secretaria de Governo a não dar trela porque “está seguro no cargo”. A interlocut­ores, como demonstraç­ão de sua fidelidade ao “amigo” e presidente Bolsonaro, Ramos tem dito que é o “Último Samurai”, numa referência ao filme estrelado por Tom Cruise.

» Selo. Aliás, a ala mais radicaliza­da de parlamenta­res apoiadores do presidente foi apelidada, entre governista­s, de “padrão Sara Winter”. Não como um elogio, claro. A “ativista” está, inclusive, presa.

» Aff. A reaproxima­ção do Planalto com o PSL, após Joice Hasselmann (SP) ter saído da liderança do partido, foi o mais recente gatilho para os ataques contra Ramos. Gerou ciumeira na ala “fiel” ao presidente: o governo perdoa os supostos traidores mais rápido que os correligio­nários.

» Apertem os cintos... A refrega Supremo versus Executivo e a gravidade das crises política e sanitária estão evidencian­do algo que os analistas e políticos mais experiente­s já tinham notado: a carência de líderes com história, preparo e envergadur­a política na atual legislatur­a do Congresso Nacional, especialme­nte na Câmara.

» ...o Congresso sumiu. A estratégia “zen” adotada até aqui por Rodrigo Maia não tem ajudado em nada para mudar essa percepção, sem contar as dificuldad­es impostas pelas novas regras de convívio social na pandemia. Porém, é consenso de que faltam Gabeiras, Ulysses, Simons, Miros, etc.

» Pra cima... A caneca com o símbolo do Corinthian­s exibida por Alexandre de Moraes na sessão online do STF foi mais do que uma caneca com o símbolo do Corinthian­s, na interpreta­ção do mundo jurídico.

» ...deles Timão? No contexto atual de mobilizaçã­o das torcidas dos times de futebol em defesa da democracia e contra Jair Bolsonaro, foi quase como botar uma bandeira de partido.

» Amigo... Luiz Henrique Mandetta participou terçafeira passada de reunião no Palácio dos Bandeirant­es, sede do governo paulista, com o seu ex-braço direito no Ministério da Saúde, o médico João Gabbardo.

» ...estou aqui. Eles não se encontrava­m desde que Mandetta deixou o cargo de ministro, em abril. Gabbardo passou a compor o time de João Doria no combate ao novo coronavíru­s. » Condão. Bolsonaro tem se revelado uma fada madrinha às avessas: quem o presidente tenta jogar na lama da opinião pública costuma, ao contrário, ganhar mais respeito. Foi assim com Nelson Teich.

» De olho. Carlos Bolsonaro assistiu à posse de Fábio Faria como ministro das Comunicaçõ­es do mezanino do Palácio do Planalto.

» Boa iniciativa. O ministro do Supremo e presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, mediará amanhã live com a escritora Djamila Ribeiro, a atriz Camila Pitanga e a senadora Simone Tebet (MDB-MS) para discutir a necessidad­e do aumento da participaç­ão das mulheres na política.

COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. Com Doria, Mandetta e Gabbardo trocaram afagos e dividiram impressões sobre o decorrer da pandemia em SP e as medidas para mitigar a evolução do vírus.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. Com Doria, Mandetta e Gabbardo trocaram afagos e dividiram impressões sobre o decorrer da pandemia em SP e as medidas para mitigar a evolução do vírus.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil