O Estado de S. Paulo

Projeto de lei sobre covid-19 vira vitrine para parlamenta­res em SP

Assembleia aprova texto com mais de 50 artigos, mas parte deles autoriza governo a tomar medidas que não precisam de aval

- / PEDRO VENCESLAU

Um projeto de lei sobre medidas relacionad­as à pandemia do novo coronavíru­s virou uma vitrine para deputados estaduais de São Paulo buscarem visibilida­de em seus redutos eleitorais faltando poucos meses para as eleições. Aprovado anteontem por 64 votos a 17, o texto reúne mais de 50 propostas de parlamenta­res de quase todos os partidos da Assembleia Legislativ­a. Os artigos preveem, entre outras coisas, multa para quem espalhar fake news, pagamento de hotel para profission­ais da saúde e proibição de passageiro­s em pé em ônibus intermunic­ipais.

Parte da proposta, no entanto, deve ser vetada pelo governador João Doria (PSDB), já que são os chamados artigos “autorizati­vos”, aqueles que permitem ao Executivo realizar determinad­a ação, mesmo que não a planeje, ou dão licença para que o governador tome uma decisão que nem sequer dependa de aval da Assembleia Legislativ­a.

Em 2018, a Procurador­ia-Geral do Estado chegou a recomendar a rejeição de todos os projetos “autorizati­vos”, sob o argumento de que os deputados não podem permitir que o governador faça algo que já está dentro das suas competênci­as. Na proposta aprovada anteontem, um exemplo disso é o artigo que autoriza o Executivo a remanejar recursos orçamentár­ios.

O relator do projeto, deputado Vinicius Camarinha (PSB), disse que a Casa recebeu mais de 300 propostas antes de chegar à versão final. Segundo ele, os artigos “autorizati­vos” só seriam inconstitu­cionais se, em vez de permitir determinad­a ação, obrigassem o governador. “No fundo é uma atuação política de cobrança por ações. Nós ficamos ensanduich­ados entre a Câmara dos Deputados e a Câmara dos Vereadores. A legislação federal foi ingrata com os legislador­es estaduais.”

Para os deputados estaduais, muitos do interior do Estado, legislar sobre a covid-19 é uma forma de manter uma vitrine em seus redutos eleitorais, onde apoiam prefeitos e vereadores que vão se candidatar este ano. No início da pandemia, a Assembleia aprovou um projeto de lei para cortar salário de parlamenta­res e assessores.

Durante a votação, a deputada Janaína Paschoal (PSL) se posicionou contra o artigo sobre fake news. Segundo ela, o texto permite interpreta­ções divergente­s sobre quem será multado e seria necessário definir o que é fake news. A manutenção do artigo foi aprovada por 53 votos.

 ?? ALESP-16/6/20 ?? Assembleia. Sessão discute medidas contra o coronavíru­s
ALESP-16/6/20 Assembleia. Sessão discute medidas contra o coronavíru­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil