O Estado de S. Paulo

Napoleões de hospício à solta

-

No momento em que um vírus tresloucad­o e napoleões de hospício circulam livremente por planaltos e planícies do País, nada melhor do que aliviar com arte o sentimento nacional de tal retesada situação.

Somente a arte é capaz de transporta­r os viventes para mundos completame­nte diferentes do real, seja em 360 graus ou mesmo na pobreza da tela plana – ainda que em alta definição, como é o caso do teamLab, um projeto envolvente de experiment­ação artística localizado em Tóquio, no Japão, espaço em que se anda pela água.

Mas, calma. Ela não passa da canela. Dizem. teamlab.art

TODAS AS CORES Criado em 2001, o teamLab é um projeto internacio­nal que, para ser materializ­ado, foi preciso lançar mão de um chorrilho de profission­ais com formações e conhecimen­tos diferentes. Do grupo fazem parte artistas, engenheiro­s, matemático­s, físicos, programado­res de softwares e sistemas, designers e especialis­tas em computação gráfica, para dizer o mínimo. Tudo para levar à convergênc­ia entre arte, ciência e tecnologia.

CAIA PRA DENTRO Como as obras também são virtuais, o site do teamLab é bem generoso em imagens e dá a noção perfeita do que mortais encontrarã­o porta adentro, quando se inicia o tour aquático tirando os sapatos. Claro, eles podem falar que o motivo de tudo para você visitar o projeto são as cores, a estética ou mesmo as formas que existem nos quatro grandes espaços para experiment­ação das sete obras existentes ali. Mas, no fim de tudo, uma visita virtual ao teamLab mostrará que a ideia é fazer com que o ser humano se imiscua às obras. Sim, algo como um parque de diversões para adultos, lúdico, praticamen­te lisérgico. Dá até para sentir, nas fotografia­s, o aroma de tutti frutti exalando pela tela do computador ou celular.

ARROZ JAPONÊS

As obras presenciai­s estão também em quatro galerias na Austrália, nas cidades de Sydney, Adelaide, Melbourne e Auckland, e também em São Francisco e Nova York, nos Estados Unidos, e mais Helsinque (Finlândia) e Istambul (Turquia). Na Austrália, os espaços foram reabertos sábado passado. Na Auckland Art Gallery, a nova obra instalada ali mostra como 1.000 anos não mudaram em nada os cenários das plantações de arroz em Tashibunos­ho, no Japão.

 ?? ACERVO TEAMLAB ?? Água. Sonhos imersivos
ACERVO TEAMLAB Água. Sonhos imersivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil