O Estado de S. Paulo

NY DESAFIA TRUMP COM SLOGAN NEGRO

Grupo pinta inscrição diante da Trump Tower

-

Ativistas de Nova York pintaram ontem o slogan “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”) em letras amarelas gigantes no asfalto em frente à Trump Tower, na icônica Quinta Avenida. A inscrição replica grafites que se espalharam por outras cidades americanas.

Sede do grupo imobiliári­o de Donald Trump, o edifício é usado como residência nas raras vezes em que o presidente visita a cidade. O prefeito Bill de Blasio, sua mulher, a escritora e ativista Chirlane McCray, e o reverendo Al Sharpton, um dos mais conhecidos líderes do movimento por direitos civis, pegaram em rolos e pinceis para ajudar jovens a redigir a frase.

No mês passado, quando o plano do prefeito de pintar a rua foi divulgado, Trump acusou os democratas de sujar a avenida luxuosa “com um símbolo de ódio”. De Blasio disse que queria que o presidente visse as “três palavras pelas quais ele não tem respeito”.

No início de junho, a prefeitura de Washington, comandada por Muriel Boswer, também democrata, fez homenagem semelhante ao grupo, batizando uma área vizinha à Casa Branca como o nome de “Plaza Black Lives Matter”.

O movimento BLM encampou as manifestaç­ões após a morte em maio de George Floyd, asfixiado por um policial. Gravações de câmeras da polícia de Mineápolis divulgadas ontem indicam que Floyd disse “não consigo respirar” mais de 20 vezes e afirmou: “Eles vão me matar. Eles vão me matar”. Enquanto Floyd falava, um oficial respondeu: “Pare de falar, pare de gritar, é preciso muito oxigênio para conversar”.

 ?? JUSTIN LANE/EFE ?? Provocação. Integrante­s do ‘Black Lives Matter’
JUSTIN LANE/EFE Provocação. Integrante­s do ‘Black Lives Matter’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil