O Estado de S. Paulo

‘BILLION’ E SUA GUERRA ÉPICA

Sem previsão de volta, série sobre poder e dinheiro mostra a disputa entre operador financeiro e promotor federal

- Pedro Venceslau

Para a legião de seguidores de

Billions, série sobre poder e dinheiro disponível na Netflix, segunda-feira sempre foi o dia sagrado de conferir o novo episódio inédito da trama. No Brasil, a guerra épica entre o operador financeiro Bob Axelrod (Damian Lewis) e o promotor Chuck Rhoades (Paul Giamatti) está disponível desde 2016 em pílulas semanas na Netflix, que adquiriu os direitos do canal norte-americano Showtime.

No dia 15 de junho, porém, o público não encontrou na plataforma o 8.º episódio da 5.ª temporada. Sem aviso prévio ou nota oficial, Billions sumiu do mapa na reta final da trama, que deveria ter 12 episódios. Pelo Twitter, a produção da série anunciou que o 7.º capítulo foi o último da primeira parte da meia temporada.

No derradeiro episódio, chamado M... Sem Limites, pela primeira vez os personagen­s fizeram menção à pandemia de coronavíru­s, o que é um indicador de que esse foi o limite das gravações antes de a quarentena começar nos Estados Unidos.

Billions foi uma das vítimas, no mundo das séries, da pandemia do coronavíru­s, que causou uma rara crise no setor de TV, algo que não se via desde a última greve dos roteirista­s de Hollywood em 2007 e 2008. Diversas produções tiveram de suspender as gravações às pressas. Mas como lidar com isso?

Sem previsão de retorno, algumas séries optaram por chamar de meia temporada o que já foi gravado enquanto outras prometeram fazer um grand finale depois da crise. Procurada, a assessoria de imprensa da Netflix informou que o destino da série é uma decisão do canal Showtime, seu produtor.

O que se viu até o momento na 5.ª temporada de Billions foi um novo e vigoroso round da rivalidade ciclotímic­a entre Bob e Chuck, acrescido de novos personagen­s, sendo o principal Mike Prince, que surge como uma ameaça ao império do bilionário no mercado financeiro. Se, nas temporadas anteriores, os protagonis­tas foram gradualmen­te se afastando da ética e moralidade, nesta eles não mediram esforços.

Bob agora está obcecado em virar banqueiro, mas esbarra na resistênci­a do setor, marcado pelo esnobismo, em lhe abrir as portas, o que faz aflorar nele traumas antigos e rancores ligados à rejeição social. O operador, que precisa o tempo todo se autoafirma­r como um “monstro carnívoro” do mercado de ações, usa o dinheiro para arrombar todas as portas fechadas que surgem pela frente.

Até o momento, é possível dizer que ele vive agora o auge de seu amor platônico por Wendy Rhoades (Maggie Siff), a psicóloga/coach da empresa, agora divorciada do arquirriva­l Chuck. E isso gera nele um ciúme doentio, algo normalment­e perigoso em pessoas com muito dinheiro e nenhuma bússola moral.

Chuck Rhoades, por sua vez, joga cada vez mais baixo e suas chantagens ficam mais acintosas, seja no mundo político, jurídico ou empresaria­l. Se, nas primeiras temporadas, tudo parecia ser um meio para justificar fins nobres, agora o promotor quer se dar bem, destruindo seus adversário­s.

Chuck também experiment­a, na 5.ª temporada, mais um capítulo da relação tóxica com o pai, que ganhou uma nova família. As estratégia­s do jurista são bem resumidas em uma frase que ele disse no 4.° episódio: “Quando estou atrás de uma agenda, sou como Rudolph Giuliani”. Criada pelo trio Brian Koppelman, David Levien e Andrew Ross Sorkin, Billions é uma série que fez sucesso contra todos os prognóstic­os. Com diálogos às vezes incompreen­síveis para quem não entende de mercado financeiro, a trama parecia ser dirigida a um nicho. A série, porém, tornou-se o principal e mais rentável produto do canal Showtime.

NARRATIVA MOSTRA DOIS HOMENS DE LADOS OPOSTOS DA LEI

 ?? DAMON WINTER/THE NEW YORK TIMES ?? Paul Giamatti. Ele é Chuck Rhoades na série que fez sucesso contra todos os prognóstic­os, já que trata de tema tido como entediante: o mundo das finanças
DAMON WINTER/THE NEW YORK TIMES Paul Giamatti. Ele é Chuck Rhoades na série que fez sucesso contra todos os prognóstic­os, já que trata de tema tido como entediante: o mundo das finanças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil