O Estado de S. Paulo

ESCOLA DE BALÉ RETOMA O PASSO

-

Após aulas pela internet, bailarinos de Paraisópol­is tentam voltar à rotina.

Todo dia, às 6h da manhã, um galo canta nos arredores da Rua Joaquim Antunes, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Como se a vida já não estivesse suficiente­mente estranha, um galo canta por entre os prédios de uma vizinhança que nada tem de rural.

Como se a vida não estivesse suficiente­mente estranha, um galo pontual limpa a garganta às 05:59, empertiga-se e solta sua voz de contralto às seis da matina (isso é polêmico, muitos acreditam tratar-se de um soprano).

Como se a vida não estivesse suficiente­mente estranha, um galo trombeteia zombeteiro como se mandasse no asfalto. Ou como se, impaciente, chutasse nossos traseiros sonâmbulos.

Como se a vida não estivesse suficiente­mente estranha, um galo antecede a britadeira, o caminhão de lixo, o homem da pamonha, a máquina de lavar, o cão, os gritos e pedidos de socorro.

O galo é o Big Bang.

O fato é que nunca ninguém viu o dito cujo em pele ou osso. Insones e porteiros de prédio já fizeram um pacto para descobrir seu endereço. Por ora, nem um pio, nem um grão de informação confiável sobre o artista galináceo.

Quando ele teria se mudado para o nosso bairro? Quem é o seu dono? Será um galo de briga? Moramos perto de uma rinha? Ou ele teria sido atraído pela gourmetiza­ção desenfread­a dos bolovos?

Há que diga se tratar de um disco ou uma fita cassete – acionada por um morador sacana. Outros chegam ao cúmulo de sugerir um galo fantasma, um galo espiritual que ainda não conseguiu desapegar deste plano terrestre.

Meu palpite é: o galo é a nossa consciênci­a.

No meio da pandemia inventamos um galo. Ele serve para nos tirar da cama. Ele nos propõe a despertar. Ele quer a gente acordado. Ele quer nossa cara amassada na frente do espelho do banheiro.

O galo não quer que a gente sonhe. O galo quer que a gente entenda.

Quando você estiver lendo essa coluna já estaremos na casa dos 100 mil mortos pela covid-19.

O galo vai continuar cantando. E você?

Vai virar para o outro lado e continuar dormindo?

 ?? TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO ??
TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO
 ?? GILBERTO AMENDOLA ??
GILBERTO AMENDOLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil