O Estado de S. Paulo

Por Amazônia, CEOS farão novos apelos

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Um mês depois do encontro com Hamilton Mourão, o grupo de 65 empresário­s que cobra medidas mais duras no combate ao desmatamen­to na Amazônia terá uma nova rodada de reuniões com o poder público. Na quarta-feira, eles se reúnem com os nove governador­es da região amazônica. O modelo será similar ao da conversa com o vice-presidente: apelo por um compromiss­o institucio­nal contra o desmatamen­to, embasado em dados sobre impactos da crise no comércio exterior. Há também agenda marcada com o presidente do STF, Dias Toffoli.

» Me ajuda... Dentre os CEOS que estarão na videoconfe­rência, Paulo Hartung (Ibá), Marcelo Brito (Abag) e Marina Grossi (Cebeds). Desde que estiveram com Mourão, os números sobre a Amazônia ainda não revelaram grande melhora.

» ...a te ajudar. “A situação está gravíssima, precisamos virar a chave. O problema é que nós temos um potencial, mas, ao invés de aproveitá-lo, estamos destruindo”, disse à Coluna Hartung.

» De olho. O grupo também está preocupado com a ação no STF, sob relatoria de Luís Roberto Barroso, que obriga o governo a elaborar um plano de contenção à covid-19 em terras indígenas. Os temas caminham juntos, na avaliação desses empresário­s.

» Reviravolt­a... A partir de hoje sete órgãos ligados à cultura voltarão a responder à secretaria de Mário Frias, o substituto de Regina Duarte no órgão.

» …cultural. Depois de nove meses subordinad­as diretament­e ao Ministério do Turismo, Funarte, Ancine, Iphan, Fundação Palmares, Fundação da Biblioteca Nacional, Instituto Brasileiro de Museus e Fundação Casa de Rui Barbosa ficarão sob os encargos do ator.

» Assim falou... Campeão paulista com o Palmeiras, Felipe Melo deu aula aos políticos em momento grave da pandemia, que bateu as 100 mil mortes sábado.

» ... Felipe Melo. “O momento não é de saber se o cara no comando é o da esquerda ou da direita, se é homem ou mulher (...). O importante agora é união, para acabarmos com esse vírus”, disse o “pitbull”, ao Estadão, em 30 de maio.

» Produtivid­ade… Um efeito curioso da pandemia no Senado: a produtivid­ade aumentou. Sem obstruções e cafezinhos, o quórum foi maior. Mais propostas foram analisadas do que no mesmo período de 2016, último ano de eleições municipais.

» … maior. Desde 20 de maço, foram 49 MPS, 102 projetos de lei, quatro PECS, totalizand­o 155 textos, contra 79 matérias deliberada­s no mesmo período de 2016. Nas sessões deliberati­vas há quatro anos, a média era de 71 senadores por sessão. Agora é de 76,5.

» Deixa… Parte da oposição teme que reagir às novas revelações do caso Queiroz envolvendo Michelle Bolsonaro acabe levando o caso do MP do Rio para a PGR.

» …pra lá. A primeira-dama não tem foro privilegia­do, como o marido, mas poderia tentar, de alguma forma, trazer o caso para as mãos de Augusto Aras. Para esses parlamenta­res, seria o pior cenário possível.

» Equipe. Filipe Sabará, pré-candidato a prefeito pelo Novo, contratou Tiago Ayres, advogado que impugnou a candidatur­a de Lula em 2018. Ayres atuará como seu coordenado­r jurídico.

COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA.

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. O senador Fabiano Contarato (Rede-rs) celebrou o Dia dos Pais com seu marido, Rodrigo, e o filho do casal, Gabriel, de 6 aninhos.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. O senador Fabiano Contarato (Rede-rs) celebrou o Dia dos Pais com seu marido, Rodrigo, e o filho do casal, Gabriel, de 6 aninhos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil