O Estado de S. Paulo

Craque também busca premiações individuai­s

Ganhar a principal disputa de clubes da Europa é fundamenta­l para Neymar ser apontado como o melhor do mundo

- / R. M.

Neymar também persegue as premiações individuai­s, e sabe que conquistar a Liga dos Campeões jogando em alto nível é essencial para ele ser eleito o melhor jogador do mundo pela primeira vez em sua carreira. A Liga tem esse poder. Foi na temporada em que levantou o troféu do torneio com o Barcelona, em 2015, sendo um dos protagonis­tas, que ele passou mais perto de vencer a honraria da

Fifa – foi finalista ao lado de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, ficando em terceiro lugar nessa corrida. O vencedor, na ocasião, foi o craque argentino.

Em 2017, o brasileiro repetiu o feito e novamente terminou em terceiro, tanto no The Best, da Fifa, quanto na Bola de Ouro, da revista francesa France Football. Nos últimos anos, mesmo sendo dono de um talento incontestá­vel, Neymar não figurou entre os finalistas de nenhuma premiação. Neste ano, não haverá o prêmio da France Football, apenas o da Fifa, mas sem a tradiciona­l cerimônia, que seria na cidade de Milão, na Itália.

“Ele está muito perto disso (de ser o melhor do mundo). Ele nasceu com o dom, com o drible. É corajoso e tenta sempre resolver. Não se omite. Neymar decide mais do que qualquer outro jogador e está amadurecen­do cada dia mais. Está muito próximo”, avalia Roberto Antônio dos Santos, o Betinho, responsáve­l por descobrir Neymar em São Vicente e em ajudar a lapidar o talento do jogador.

Betinho nem precisou olhar o então menino de seis anos jogar para ver que se tratava de um atleta acima da média. Na primeira vez que encontrou Neymar, o que chamou a atenção do olheiro foi a agilidade e a coordenaçã­o do garoto ao subir e descer as arquibanca­das da quadra montada em uma praia em São

Vicente, no litoral paulista. O treinador levou o então jovem para a sua escolinha de futsal e ajudou o menino a aprimorar seus fundamento­s, tal qual fizera com Robinho anos antes.

“O Neymar sabe chutar embaixo, finaliza com a direita, esquerda, sabe cabecear. Individual­mente e no trabalho coletivo, ele é diferencia­do. Tem disciplina esportiva. Vai melhorar ainda mais porque quer vencer sempre”, diz Betinho. “Ele é gênio. Tem de estar sempre no topo”, complement­a o treinador.

Fora de campo. Neymar passou a quarentena em sua mansão em Mangaratib­a, no litoral do Rio. Lá, treinou sob a orientação de seu preparador físico, Ricardo Rosa, e ficou ao lado da família. Foi ativo nas redes sociais, especialme­nte no Instagram e Tik Tok, mas sem se envolver em controvérs­ias. Também acompanhou várias lives de artistas famosos de quem é amigo, inclusive pedindo músicas em algumas apresentaç­ões, e destinou dinheiro para auxiliar no combate à covid-19 em comunidade­s pobres no início da pandemia no Brasil.

A calmaria, porém, não durou toda a quarentena. Em março, o astro do PSG foi criticado pela imprensa estrangeir­a por ter convidado amigos para jogar futevôlei em sua casa, ignorando as medidas de confinamen­to. A brincadeir­a com os “parças” foi registrada em suas redes sociais. Depois das críticas, a assessoria do jogador explicou que ele ofereceu a residência “para que todos passassem lá os primeiros 14 dias (de isolamento) antes de encontrare­m suas respectiva­s famílias”.

 ?? FIFA - 24/10/2017 ?? Bem na foto. Neymar na briga do Melhor do Mundo
FIFA - 24/10/2017 Bem na foto. Neymar na briga do Melhor do Mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil