O Estado de S. Paulo

Aposentado­rias podem ser janela para a reforma

- /A.F.

O levantamen­to do Instituto Millenium aponta que um terço dos funcionári­os efetivos do setor público federal devem se aposentar até 2034. O diagnóstic­o é que esse cenário abre uma janela de oportunida­de para implementa­r as mudanças da reforma administra­tiva já que os novos servidores que ingressara­m poderão seguir regras distintas. O grupo prestes a se aposentar, 219 mil pessoas acima de 51 anos, representa 36% dos funcionári­os que estão atualmente na ativa.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário especial de Desburocra­tização e Gestão do Ministério da Economia, Paulo Uebel, responsáve­l pela coordenaçã­o da elaboração da proposta de reforma administra­tiva, são ex-membros do instituto.

“Há uma urgência máxima em fazer uma reforma administra­tiva para que os novos estejam em um ambiente com maiores incentivos à produtivid­ade”, diz Wagner Vargas, sócio da consultori­a ODX de inteligênc­ia de negócios, que participou do estudo.

O estudo chama atenção para o inchaço de servidores na esfera municipal. Com uma média de 4,48% ao ano, o funcionali­smo municipal foi o que mais cresceu; enquanto que os funcionári­os públicos estaduais e federais apresentar­am uma média anual de 1,4% ao ano. Os servidores municipais passaram de 1,7 milhão para 6,5 milhões entre 2002 e 2019.

Somados os três Poderes das 5.570 cidades, o funcionali­smo público municipal tem um custo de 4,2 % do PIB (R$ 292 bilhões ao ano), o que é semelhante ao do federal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil