O Estado de S. Paulo

‘Política que Marca’ traz as várias ‘caras’ do Vale do Anhangabaú

Novo capítulo da série multimídia do ‘Estadão’ mostra detalhes das gestões de Washington Luís em São Paulo

- Adriana Ferraz Ana Paula Niederauer

Os personagen­s envolvidos na remodelage­m do Vale do Anhangabaú, no início do século passado, e as crises enfrentada­s nas gestões de Washington Luís – o primeiro prefeito de São Paulo a virar presidente da República – compõem o segundo episódio da série multimídia do Estadão Política que Marca, publicado ontem.

O novo capítulo traz um podcast e um minidocume­ntário sobre as várias “caras” do Anhangabaú, que já foi parque, avenida, túnel e hoje está novamente em obras. Fotos históricas reunidas em um infográfic­o ajudam o leitor a compreende­r todas as transforma­ções que marcaram um dos endereços mais tradiciona­is de São Paulo.

Ao mesmo tempo, este capítulo também discorre sobre Washington Luís, um político considerad­o inovador e austero que chegou ao cargo depois de virar estrela em sua legenda, o Partido Republican­o Paulista. A fama foi obtida pelo trabalho desempenha­do à frente da Força Pública, que depois deu origem à Polícia Militar.

Cotado para o cargo de prefeito da capital, elegeu-se vereador, como era norma na época, e foi escolhido por seus pares da Câmara. Assumiu em 15 de janeiro de 1914. Em 1917, foi reeleito pelo voto direto. Nesta eleição, apenas homens, com mais de 21 anos e alfabetiza­dos foram autorizado­s a votar. Ele ficaria no cargo por mais dois anos.

Ambos os governos de Washington Luís, no entanto, foram marcados por crises financeira­s e sociais, como a Primeira Guerra Mundial, greves e a gripe espanhola, que, assim como a covid-19, também impôs isolamento social e levou à morte cerca de 5% da população.

Projeto.

Produzida em parceria com a Rádio Eldorado ea TV Estadão, a série Política que Marca analisa como esses marcos paulistano­s servem hoje à população. O Vale do Anhangabaú, por exemplo, foi palco do maior comício das Diretas-Já, que pedia a volta da democracia no Brasil, e atualmente passa por reforma que pretende transformá-lo em um espaço de eventos. O projeto é assinado pelo arquiteto dinamarquê­s Jan Gehl, referência em interferên­cias urbanas voltadas a pedestres e ciclistas. Há 100 anos, a tarefa de desenhar o vale também coube a um estrangeir­o, o paisagista francês Joseph-Antoine Bouvard.

 ?? ACERVO ELETROPAUL­O ?? Há cem anos. Imagem mostra Viaduto do Chá e Teatro Municipal, ao fundo
ACERVO ELETROPAUL­O Há cem anos. Imagem mostra Viaduto do Chá e Teatro Municipal, ao fundo
 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO-23/7/2020 ?? Hoje. Anhangabaú passa por nova reforma, para virar um espaço de eventos
DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO-23/7/2020 Hoje. Anhangabaú passa por nova reforma, para virar um espaço de eventos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil