O Estado de S. Paulo

Rio: confronto do tráfico deixa 3 mortos e 5 feridos

Outras 16 pessoas acabaram presas; ação levou à morte de mãe que tentava proteger o filho de 3 anos

- Marcio Dolzan / RIO

Um confronto entre facções rivais pelo controle do tráfico em um conjunto de favelas na região central do Rio foi marcado por tiroteios nas ruas, criminosos armados em fuga – em duas ocasiões, eles invadiram residência­s e fizeram reféns – e deixou pelo menos quatro mortos nesta quinta-feira. Uma das vítimas da guerra pelo Complexo do São Carlos foi Ana Cristina da Silva, de 25 anos. A caminho do trabalho, ela morreu atingida por dois tiros de fuzil ao tentar proteger com o corpo o filho de apenas 3 anos.

Policiais militares também interviera­m e trocaram tiros com criminosos. Mataram 3 suspeitos, prenderam 16 homens e apreendera­m armas. Pelo menos 5 pessoas – 1 policial, 3 suspeitos e 1 civil – ficaram feridas.

O conflito começou na tarde da quarta, entrou pela noite de anteontem e madrugada de ontem e foi até o fim da tarde. Espalhou-se pelos bairros de Rio Comprido, Estácio e Catumbi e envolveu as comunidade­s do São Carlos e Mineira, objeto da disputa entre os bandos rivais.

De madrugada, depois de horas de confronto entre criminosos, traficante­s em fuga entraram em confronto com a polícia. No Rio Comprido, PMs faziam um cerco quando encontrara­m suspeitos em um carro. Houve tiroteio, um suposto criminoso foi morto. Outros dois, feridos, foram presos. Um quarto, que fugira, foi preso em buscas na região.

Um suspeito que estava no carro, porém, conseguiu fugir e invadiu um condomínio na rua Aristides Lobo, no Rio Comprido, depois de dominr o porteiro. O invasor fez mãe, filha e neta reféns por cerca de cinco horas, mas se rendeu e foi preso.

No Catumbi, segundo a PM, policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) que faziam um cerco foram atacadas e reagiram. Um suspeito ferido foi detido. Um terceiro suspeito foi morto pela PM e não havia detalhes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil