O Estado de S. Paulo

Embaixador na Alemanha é novo premiê libanês

Mustapha Adib disse, em seu 1º discurso, que quer montar um governo de ‘especialis­tas’ em ‘tempo recorde’

-

O embaixador do Líbano na Alemanha, Mustapha Adib, foi escolhido como novo primeiro-ministro do país ontem. Adib recebeu o maior número de votos do Parlamento, após a convocação do presidente libanês, Michel Aoun.

A nomeação de Adib, de 48 anos, foi anunciada em um comunicado divulgado pela televisão estatal. O novo primeiro-ministro se compromete­u a formar uma equipe ministeria­l de “especialis­tas competente­s”, para iniciar as reformas exigidas pelos manifestan­tes que tomaram as ruas de Beirute após a explosão do dia 6 no porto, que destruiu parte da capital.

“A tarefa que aceitei está apoiada no fato de que todas as forças políticas são consciente­s da necessidad­e de formar um governo em um tempo recorde e começar as reformas, tomando como ponto de partida um acordo com o Fundo Monetário Internacio­nal”, disse, em discurso na TV.

Depois da devastador­a explosão no porto de Beirute, que deixou pelo menos 188 mortos, a comunidade internacio­nal aumentou a pressão sobre a classe política libanesa, para que inicie reformas para solucionar as crises política, econômica e social do país.

Uma semana após a explosão na capital libanesa, o expremiê Hassan Diab não resistiu à pressão popular e renunciou após manifestaç­ões tomarem as ruas da capital. Antes da saída do então primeiro-ministro, um terço de seu gabinete já havia deixado os cargos.

No discurso da TV, Diab culpou a “corrupção endêmica” pelo desastre institucio­nal do Líbano. “Só Deus sabe quantas catástrofe­s eles estão escondendo”, afirmou. “A corrupção está enraizada em todas as partes do Estado. Descobri que a corrupção é maior do que o Estado.”/

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil