O Estado de S. Paulo

‘Nós não desejamos mais reflexão, queremos ação’

Diogo Silva, ex-lutador e representa­nte dos atletas na Confederaç­ão Brasileira de Taekwondo

- Paulo Favero

Atleta comenta sobre movimentos recentes de atletas americanos e o poder do esporte de influencia­r a sociedade

Diogo Silva foi um dos grandes nomes do taekwondo nacional. Participou de duas olimpíadas (Atenas-2004 e Londres-2012) e foi ouro no Pan do Rio, em 2007. Além de brilhar no esporte, ele sempre foi protagonis­ta fora dele, por denunciar o racismo no Brasil, as más gestões e a corrupção.

Diogo conversou com o Estadão sobre as recentes manifestaç­ões de esportista­s nos EUA em protesto contra a violência policial.

• Como você viu as manifestaç­ões nos EUA paralisand­o competiçõe­s esportivas por causa de um ataque policial contra um homem negro?

Não foram as manifestaç­ões que paralisara­m. Foram os atletas. Os atletas são organizado­s, têm sindicato, defendem seus direitos, são unidos e cobram respostas das organizaçõ­es esportivas e da sociedade. As pessoas gostam de assistir aos jogos, comer seu amendoim e tomar sua cerveja. Os atletas estão dando uma resposta a essas pessoas: se continuare­m nos matando, nós vamos ferrar sua diversão, você não terá mais como relaxar; se estiver ruim para nós, também estará ruim para você. O sistema detesta perder dinheiro e quando um jogo é adiado é isso que acontece, ele perde dinheiro. O dono do time perde, o torcedor perde, o patrocinad­or perde.

Diogo Silva

EX-LUTADOR DE TAEKOWDON ‘Nesse momento é o esporte que está enfrentand­o o racismo de uma forma pública’

• Você acredita que o esporte tem potencial de levar reflexões importante­s para a sociedade? Nesse momento é o esporte que está enfrentand­o o racismo de forma pública. Os atletas negros não estão deixando as manifestaç­ões e as cobranças serem uma onda, nós transforma­mos a onda em tsunami e queremos ver tudo embaixo d’água. Não desejamos mais reflexão, queremos ação.

• Você acha que essa postura dos atletas nos EUA pode provocar mudanças na sociedade no futuro?

O futuro de ontem é hoje e já vejo as mudanças. Tempos atrás chamavam nossa causa de mimimi. Onde essas pessoas estão agora? Estão apavoradas, perceberam que não vamos recuar. O esporte pode modificar a sociedade, mas é necessário coragem.

 ?? VINICIUS LOURES/CÂMARA DOS DEPUTADOS-12/11/2019 ?? Racismo. Diogo acredita em mudanças na sociedade
VINICIUS LOURES/CÂMARA DOS DEPUTADOS-12/11/2019 Racismo. Diogo acredita em mudanças na sociedade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil