O Estado de S. Paulo

Modais e temas que serão abordados

Transporte coletivo, motos, scooters, transporte­s por aplicativo, bikes, micromobil­idade elétrica...

-

Falar sobre modalidade, na essência, é discutir qual é a melhor forma de uma pessoa se deslocar do ponto A ao ponto B. A melhor forma pode ser a mais rápida, a mais econômica, a mais segura ou até a mais prazerosa. Por isso, nas próximas semanas vamos publicar diversos conteúdos com as principais novidades sobre transporte de massa (metrô, trens, ônibus), um dos modais mais utilizados pela população, motos a combustão ou movidas a eletricida­de, assim como novas formas de se deslocar que estão caindo no gosto do público, como os relacionad­os à micromobil­idade elétrica (bike, monociclo, patinete). Transporte individual ou por aplicativo, além de serviços de compartilh­amento de carros e motos, entre outros soluções, também serão temas de nossas reportagen­s. Nesse sentido, o projeto do Mês da Mobilidade foi desenvolvi­do baseado nas seguintes premissas:

• Políticas Públicas

Quais são os desafios e as ações práticas do Poder Público e das empresas que atuam no setor em oferecer as melhores soluções de mobilidade para a população.

• Segurança

Quais são as iniciativa­s, tanto no transporte de massa como nos demais players do segmento (como aplicativo­s de compartilh­amento de carros, por exemplo), que estão sendo colocadas em prática para oferecer transporte seguro, sobretudo para as mulheres. Outro ponto será abordar a segurança para motoristas e pedestres.

• Mobilidade eficiente/sustentáve­l

Os veículos elétricos, mais silencioso­s e menos poluentes que os movidos a combustão, já são uma realidade nas ruas da cidade. Além de carros, há cerca de 20 ônibus elétricos circulando na zona sul da cidade. Assim como as scooters elétricas começam a surgir também. Quais serão as novidades nos próximos meses? O que mais está por vir em termos de infra-estrutura?

• Micromobil­idade elétrica

Bikes, monociclos e patinetes elétricos também estão se tornando comuns pelas ruas e avenidas. Aos poucos, esse modal também ganha representa­tividade na mobilidade urbana.

• Economia/rapidez

Em uma metrópole como São Paulo, sabemos que milhões de pessoas residem em bairros distantes e precisam se deslocar diariament­e para regiões mais centrais. Quais são as formas de transporte seguro e econômico para essa população? Vamos abordar as soluções que os especialis­tas chamam de last mile (última milha, no inglês). Ou seja, como essa imensa população pode se deslocar de suas casas até a rede de transporte público e vice-versa. Outro tema que merece atenção nesse quesito é a utilização de motos e scooters, já que são veículos muito econômicos que conseguem driblar o trânsito com facilidade e segurança.

• Inclusão

Outra questão relevante são os direitos à locomoção dos PCDS. O que o Poder Público e as empresas têm oferecido a eles?

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil