O Estado de S. Paulo

Ensino infantil: transforma­ção e estímulo na vida da criança

Novas práticas, áreas verdes e tecnologia são aliadas educaciona­is para apoiar o desenvolvi­mento

-

A educação infantil permite muitos estímulos para a criança e também desafios para a família e a escola que vai recebê-la. Afinal, é na primeira infância – período que vai do nascimento do bebê aos 6 anos de idade – que o cérebro mais se desenvolve. O começo da vida escolar marca o início do convívio fora do núcleo familiar, o que estimula uma série de descoberta­s.

Em um ambiente apropriado para as crianças e sob o olhar de especialis­tas que constantem­ente ampliam sua formação, o aprendizad­o vai além da construção do conhecimen­to. De acordo com Rosana Marin, coordenado­ra de Educação Infantil e do Primeiro Ano do Ensino Fundamenta­l Anos Iniciais do Colégio Marista Arquidioce­sano, localizado na Zona Sul de São Paulo, a escola funciona como uma “sociedade em miniatura” ao proporcion­ar à criança a convivênci­a entre pares.

Rosana explica que na escola o olhar é voltado ao desenvolvi­mento de habilidade­s socioemoci­onais – aptidões que permitem ao indivíduo lidar melhor com suas emoções e ter relacionam­entos mais adequados por meio de competênci­as como empatia e resiliênci­a. Em uma fase tão decisiva, a coordenado­ra destaca a relevância das aulas presenciai­s, pois o convívio permite às crianças a experiment­ação de situações em um ambiente organizado e pensado para o desenvolvi­mento das competênci­as infantis.

Além de investir no preparo de professore­s para atender às atuais demandas – com aulas e atividades online, respeitand­o as recomendaç­ões de especialis­tas quanto ao tempo máximo que as crianças devem ficar em frente à tela do computador –, o Colégio Marista Arquidioce­sano tem apostado na adequação de sua infraestru­tura.

Na volta às aulas presenciai­s, os pequenos vão contar com uma área externa, que valoriza a integração das crianças com a natureza, denominada Arqui Maristinha. Segundo a coordenado­ra, é um espaço rico em possibilid­ades, para ser explorado de forma colaborati­va.

 ??  ?? No Colégio Marista Arquidioce­sano de São Paulo, área externa incentiva a integração com a natureza
No Colégio Marista Arquidioce­sano de São Paulo, área externa incentiva a integração com a natureza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil