O Estado de S. Paulo

Corinthian­s demite técnico Tiago Nunes

Brasileirã­o. Maus resultados, problemas com jogadores e derrota em casa para o rival Palmeiras selaram o destino do treinador

- Guilherme Amaro Marcius Azevedo

O técnico Tiago Nunes foi demitido ontem pelo Corinthian­s. O treinador contratado no final do ano passado para mudar o jeito de jogar do time – trocando o futebol defensivo e feio, que mais rendeu título, por um jogo mais ofensivo e agradável –, deixa o clube após 28 jogos. Foram dez vitórias, dez empates e oito derrotas, com 47,6% de aproveitam­ento. Além dos resultados, o treinador teve problemas com jogadores do elenco, o que foi determinan­te para o presidente Andrés Sanchez decidir pela demissão. O técnico do sub-20 do Corinthian­s, Dyego Coelho, comandará a equipe amanhã, contra o Fluminense.

Andrés Sanchez havia bancado Tiago Nunes mesmo com a pressão da torcida. A decisão de mudar o comando do time ocorre após a derrota por 2 a 0 no clássico contra o Palmeiras, na última quinta-feira, na Neo Química Arena. A entrevista coletiva do treinador depois do dérbi incomodou elenco e diretoria, porque ele voltou a reclamar do desempenho dos jogadores, algo que já havia feito com que perdesse o comando do grupo.

No Campeonato Brasileiro, o Corinthian­s soma apenas nove pontos em oito partidas disputadas. Questionad­o sobre a pressão após a derrota para o Palmeiras, Tiago Nunes disse que não “tinha por hábito desistir”. “Estou me esforçando ao máximo para conquistar a confiança de todos. Confio no que a direção falou (sobre não trocar de técnico). Mas não quer dizer que não possa existir uma mudança. Temos que focar no próximo jogo. Vou olhar para as soluções caseiras para encontrar melhora comportame­ntal”, afirmou.

A demissão de Tiago Nunes foi sacramenta­da no início da noite de ontem, mas desde a manhã já havia entre os dirigentes a decisão de dispensá-lo. Ele ainda comandou um treino dos reservas antes de sua saída ser oficializa­da. Os protestos da torcida do lado de fora da arena após o dérbi também pesaram.

A dispensa do treinador foi divulgada por nota oficial. “A diretoria de futebol do Corinthian­s comunica o desligamen­to do técnico Tiago Nunes. Ele assumiu a equipe no início de 2020 e foi vice-campeão Paulista”, diz trecho da nota, que contém os agradecime­ntos de praxe e os desejos de sucesso no futuro. A diretoria ainda definia na noite de ontem o futuro de quatro profission­ais da comissão técnica trazidos pelo treinador.

Decepção. Tiago Nunes foi contratado no fim do ano passado para comandar a equipe nesta temporada. A chegada dele era uma tentativa de ruptura do Corinthian­s com o futebol defensivo, pouco vistoso, mas que rendeu três conquistas do Campeonato Paulista e uma do Brasileirã­o, sob o comando de Fábio Carille. Antes de Carille, os técnicos Mano Menezes e Tite também tiveram sucesso no clube com o perfil mais defensivo.

Tiago Nunes teve início ruim ao ser eliminado na fase preliminar da Copa Libertador­es da América, pelo Guaraní do Paraguai. No Paulistão, a equipe voltou a demonstrar problemas e só avançou ao mata-mata porque o Guarani tropeçou nas rodadas finais da fase de grupos. O time avançou sobre Red Bull Bragantino e Mirassol e perdeu a final para o Palmeiras.

O treinador recebeu carta branca da diretoria. Dispensou dois ídolos do clube (Jadson e Ralf) e exigiu contrataçõ­es, entre elas a de Luan, do Grêmio. Os reforços seriam fundamenta­is para o novo estilo de jogo. Ocorre que Tiago não conseguiu em nenhum momento entregar o que prometeu.

Até aqui, no Brasileiro, o Corinthian­s venceu dois jogos, contra Coritiba e Goiás, equipes que brigam para não cair e já trocaram de treinador no torneio. Foram ainda três derrotas e três empates. Para piorar, dois reveses foram nos clássicos contra São Paulo e Palmeiras, sendo que para o maior rival a derrota ocorre em seu estádio.

 ??  ?? Fim da linha. Tiago não resistiu à falta de resultados
Fim da linha. Tiago não resistiu à falta de resultados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil