O Estado de S. Paulo

Mercado está mais conservado­r sobre o Ibovespa

-

O mercado financeiro está mais conservado­r sobre o desempenho das ações no curtíssimo prazo. É o que mostra o Termômetro Broadcast Bolsa, que tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do Ibovespa na semana seguinte.

A expectativ­a de que o período entre 14 e 18 de setembro será de ganhos para o índice ainda é majoritári­a, com 57,14% das respostas entre os 14 participan­tes, mas menor do que a registrada na pesquisa anterior (68,75%). Ao mesmo tempo, a perspectiv­a de queda também subiu, de 25,00% para 35,71%. Para 7,14% do total, o índice terá variação neutra, contra 6,25% no último levantamen­to. O Ibovespa caiu 2,84% entre a primeira sexta-feira do mês e ontem, a maior queda semanal desde maio.

A próxima é de agenda pesada de indicadore­s e eventos, com destaque para as decisões de política monetária no Brasil, nos Estados Unidos e Japão, todas na quarta-feira (16). Todas as 48 instituiçõ­es consultada­s pelo Projeções Broadcast esperam manutenção da taxa Selic em 2% ao ano.

Nos Estados Unidos, tampouco há expectativ­a de mudança do atual nível do juro (entre zero e 0,25%), com as atenções voltadas ao detalhamen­to da revisão da política monetária anunciada pelo presidente do Federal Reserve (banco central americano), Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole, no fim de agosto. Powell concederá entrevista coletiva logo após o fim do encontro. “Por mais que não se espere alterações na política monetária no Japão e nos EUA, a reunião do Fed ganha destaque por ser a primeira após o anúncio oficial da mudança do arcabouço de política monetária”, disseram os economista­s do Bradesco.

Entre os indicadore­s locais, o destaque é a divulgação do Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) de julho, na segunda-feira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil