O Estado de S. Paulo

PT disputará sozinho na capital paulista

Jilmar Tatto é confirmado e vice deve ser anunciada amanhã; pela 1ª vez desde 1989, candidato petista não terá outra legenda na chapa

- Ricardo Galhardo Matheus Lara

Confirmado ontem como candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Jilmar Tatto fez um discurso voltado aos assuntos locais, com críticas à gestão Bruno Covas e João Doria (PSDB). A “nacionaliz­ação” do evento ficou por conta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que falou em “reconstrui­r do Brasil”. O nome da historiado­ra Selma Rocha, da Fundação Perseu Abramo, será anunciado amanhã como candidata a vice. Esta será a primeira vez desde 1989 que o partido, que já comandou a cidade três vezes, concorrerá sem outro partido na chapa.

Desconheci­do e com pouca densidade eleitoral fora da zona sul, Tatto se apresentou como responsáve­l por programas implantado­s nas administra­ções do PT, como os corredores de ônibus e Bilhete Único. Ele foi secretário de Abastecime­nto, Transporte­s e Casa Civil no governo Marta Suplicy e dos Transporte­s na gestão Fernando Haddad.

¨Você pode ainda não conhecer o Jilmar Tatto mas com certeza conhece os benefícios do trabalho dele”, disse Haddad, que acompanhou o candidato em uma laje no Jardim São Luiz, zona sul, de onde foi transmitid­a a oficializa­ção da candidatur­a. Fotógrafos do Estadão não tiveram acesso. Tatto prometeu, , se eleito, rever todos os contratos da prefeitura, aumentar impostos municipais (ISS e IPTU) para os mais ricos e implantar gradualmen­te o passe livre no transporte público.

Direita. O ex-presidente da OAB-SP, Marcos da Costa foi confirmado ontem como candidato do PTB à Prefeitura. Cabo Edjane será a candidata a vice. Em sua primeira campanha política, Costa se apresenta com cristão conservado­r e de direita. Diz estar alinhado ideologica­mente ao presidente Jair Bolsonaro, e mira o voto de seus apoiadores.

“Sou o candidato do Roberto Jefferson, que me apoia, do Campos Machado, da família petebista”, disse Costa, fazendo menção a Jefferson, presidente nacional do partido, condenado no escândalo do mensalão. “Entrei para o PTB sabendo do reposicion­amento do partido, mais conservado­r e à direita. São valores que defendo”, declarou o advogado.

 ?? TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO ?? PT. Tatto promete aumentar impostos para os mais ricos
TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO PT. Tatto promete aumentar impostos para os mais ricos
 ?? TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO ?? PTB. Marco da Costa vai disputar sua primeira eleição
TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO PTB. Marco da Costa vai disputar sua primeira eleição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil