O Estado de S. Paulo

NÁUTICO VESTE PRETO CONTRA O RACISMO

Último clube pernambuca­no a aceitar atletas negros admite erros e lança camisa preta

-

ONáutico lançou ontem uma camisa na cor preta para homenagear o movimento antirracis­ta Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) e também se penitencia­r por erros do passado. Tradiciona­l por suas cores vermelha e branca, o clube pernambuca­no buscar compensar algumas falhas em episódios de racismo, como ter sido o último time do Recife a permitir a presença de atletas negros. A camisa seria usada pela primeira vez no jogo de ontem à noite contra a Chapecoens­e, pela Série B.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o Náutico fez questão de chamar para a apresentaç­ão da camisa o ex-goleiro Nilson,

que quando jogou pelo Santa Cruz foi vítima racismo de torcedores do Náutico durante clássico disputado nos Aflitos em 2002. “Era um coro racista imitando som de macaco e foi um som muito forte. Você lembra daquele som e sabe que aquilo foi feito por causa da cor de sua pele”, disse. Anos depois, Nilson defendeu o Náutico e se tornou ídolo dos torcedores.

Segundo dirigentes do clube, a nova camisa marca o compromiss­o de buscar corrigir falhas anteriores. “O Náutico tem uma das mais belas histórias do futebol brasileiro. É claro que existem erros e, como não se muda o passado, quem faz o presente pode reconhecê-los. Porque a história continua sendo escrita. Reparar não é possível? Podemos corrigir. O Náutico é alvirrubro, mas também de todas as cores, raças, gêneros e crenças”, afirmou o presidente do Náutico, Edno Melo.

A equipe promete intensific­ar campanhas de conscienti­zação e incentivar denúncias contra casos de racismo. “Essa camisa representa o reconhecim­ento do clube de um passado racista e o entendimen­to que a tolerância é zero em relação a isso. O Náutico tem um canal direito com torcedor, através do site e aplicativo oficial, para denúncias de racismo”, explicou o vice-presidente de marketing, Luiz Filipe Figueirêdo.

O ex-goleiro Nilson elogiou a camisa e a proposta do clube de tentar abordar erros antigos. “O mais importante de tudo isso é a ação que o Náutico montou. É ver o Náutico abandonand­o o passado do qual ele não se orgulha, que é do racismo. Saber que o clube está levantando essa bandeira e dizendo ‘não’ ao racismo me faz ficar muito orgulhoso”, comentou

 ?? NÁUTICO ?? Resgate. Ex-goleiro Nilson é símbolo da campanha do clube
NÁUTICO Resgate. Ex-goleiro Nilson é símbolo da campanha do clube

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil