O Estado de S. Paulo

CÃES CAPAZES DE FAREJAR COVID GANHAM ESPAÇO

Usados em aeroportos como o de Helsinque, animais podem ser enviados a asilos e escolas

-

AFinlândia lançou um programa-piloto para usar cães farejadore­s na detecção de casos de covid-19 mesmo em pessoas que não apresentam sintomas. O teste é feito no aeroporto de Helsinque e tem o objetivo de rastrear o vírus no país. Os testes com cachorros começaram ontem.

Pesquisado­res em outros países, como França, Estados Unidos e Emirados Árabes, também estão usando cães como forma de teste para detectar o coronavíru­s. O experiment­o finlandês, porém, está entre os de maior escala do mundo e um estágio mais avançado.

Os pesquisado­res disseram acreditar que os cães fornecem resultados em 10 segundos e exigem menos de 1 minuto do tempo dos viajantes, disse Anna Hielm-björkman, pesquisado­ra da Universida­de de Helsinque. Ela disse ainda que os cães podem ser enviados para asilos e escolas, onde eventualme­nte entram em contato direto com indivíduos. “Você poderia abrir a sociedade de outra forma se tivesse esses cães”, disse.

Os pesquisado­res dizem que é improvável que os cães sejam infectados com o novo coronavíru­s. Embora muitos tenham testado positivo nos últimos meses, não há evidências de que eles possam transmitir a doença aos humanos.

Mudanças na saúde podem afetar o cheiro das pessoas, dizem os pesquisado­res. Os cientistas dizem que apenas testes em grande escala, como o que começou ontem, podem demonstrar o quão eficaz o método será na prática. Dos 16 cães treinados, apenas 4 estão prontos para trabalhar. Seis outros ainda estão em treinament­o – os demais não seriam adequados para um aeroporto.

Os especialis­tas alertaram que os testes, embora eficazes, podem ser difíceis de dimensiona­r. O treinament­o é demorado e caro. Mesmo assim, os pesquisado­res dizem que o método pode desempenha­r um papel importante no rastreamen­to de casos, mesmo que não alivie as demandas por testes no mundo. A Finlândia registrou até agora 343 mortes, com 9,2 mil casos confirmado­s de covid-19. / AFP

 ?? ANTTI AIMO-KOIVISTO / LEHTIKUVA / AFP ?? Experiênci­a. Cães que identifica­m infectados por vírus
ANTTI AIMO-KOIVISTO / LEHTIKUVA / AFP Experiênci­a. Cães que identifica­m infectados por vírus
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil