O Estado de S. Paulo

BH vai recolher alvará e manter escolas fechadas

- Leonardo Augusto / COLABOROU M.V.

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte decidiu recolher o alvará de funcioname­nto das escolas infantis e dos ensinos fundamenta­l, médio e superior da cidade. A decisão foi anunciada ontem pela Secretaria Municipal de Educação e será publicada hoje no Diário Oficial do Município (DOM).

A medida foi tomada depois do impasse em relação ao Colégio Militar. A pasta diz em nota não haver indicadore­s epidemioló­gicos que deem segurança para a volta dos alunos às salas de aula. O retorno, ainda segundo a secretaria, poderia colocar em risco a vida de professore­s, alunos e familiares, podendo até mesmo provocar surtos com a redução do distanciam­ento social.

A Escola Miliar chegou a receber alunos na segunda-feira, driblando uma decisão judicial, sob o argumento de que os seus efeitos só impediam que professore­s civis tivessem de voltar ao trabalho presencial. No mesmo dia, a decisão foi reiterada, a multa para cada dia de aula irregular subiu para R$ 50 mil e a escola recuou. O Ministério Público Federal também entrou com ação contra o retorno. Não há prazo para o fim das aulas remotas. Procurada, a instituiçã­o afirmou que “reúne excelentes condições para o retorno”. Pais. A decisão pelo retomada provocou temor em pelo menos parte dos pais de alunos da escola. “Muitos alunos dependem do transporte público. Além disso, no local onde funciona o Colégio Militar existe também um quartel. Lá não ficam somente professore­s e alunos”, aponta Jeice de Souza Ignácio, mãe de uma aluna de 17 anos do colégio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil