O Estado de S. Paulo

ÍCONE DA NOUVELLE CUISINE

Cozinheiro francês, pai de Claude Troisgros, morre aos 92 anos, vítima de um enfarte

- Danielle Nagase • • • • • • • • • •

Considerad­o um dos líderes da nouvelle cuisine, o celebrado chef francês Pierre Troisgros faleceu na manhã de quarta-feira (23) em decorrênci­a de um enfarte – no dia 3 de setembro, ele havia completado 92 anos. Segundo informou sua assessoria de imprensa, Pierre, que é pai do chef e apresentad­or Claude Troisgros e avô de Thomas Troisgros, chef do carioca Olympe, estava em sua casa em Le Coteau, na França. O velório está marcado para a próxima terça-feira (29).

Depois de Paul Bocuse, de quem era muito próximo, e de Joël Robuchon, ambos falecidos em 2018, Pierre é mais um ícone da alta gastronomi­a francesa que sai de cena. “Um dos últimos grandes chefs a quem devemos muito. Uma época que se vai”, declarou o chef francês Laurent Suaudeau.

Pierre, que também é filho de cozinheiro­s, fez fama ao lado de seu irmão Jean (falecido em 1983), nos restaurant­es que comandaram em Roanne, na França. Primeiro no familiar Hôtel Moderne, que mais tarde virou Les Frères Troisgros – onde conquistar­am a primeira estrela Michelin –, e depois no Maison Troisgros, que mantém por mais de 50 anos (desde 1968) suas três estrelas, a contação máxima concedida pelo famoso guia de capa vermelha. O restaurant­e é hoje tocado por seu filho Michel, irmão de Claude.

“Papai nos educou com amor, sabedoria e generosida­de. Como chef, marcou gerações de cozinheiro­s com sua mente livre, alegre e criativa. Ele foi um homem do bem, que viveu a vida plenamente. Orgulho de ser seu filho”, declarou Claude, que acabou de voltar a São Paulo, após um hiato de 26 anos, com a inauguraçã­o do seu Chez Claude. No Rio de Janeiro, o grupo é detentor de sete restaurant­es.

Nouvelle cuisine. No fim da década de 1960, um grupo de chefs amigos (entre eles Pierre Troisgros e ninguém mais que Paul Bocuse, um dos maiores nomes da gastronomi­a) se rebelou contra os excessos da cozinha clássica francesa – os molhos pesados, os longos cozimentos – para apostar no frescor dos ingredient­es, nos preparos mais rápidos, mais naturais e nas porções menores.

 ?? JEAN-PIERRE MULLER/AFP ?? Parceria. Bocuse (sentado, à esq.) e Pierre Troisgros (dir.) se rebelaram contra os excessos da cozinha clássica francesa
JEAN-PIERRE MULLER/AFP Parceria. Bocuse (sentado, à esq.) e Pierre Troisgros (dir.) se rebelaram contra os excessos da cozinha clássica francesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil