O Estado de S. Paulo

PARE DE ADIAR

-

• Limite

Previna-se de possíveis distrações que possam surgir durante a realização de uma tarefa (como notificaçõ­es de mensagens nas redes sociais) e, acima de tudo, respeite-se. Se o combinado com você mesmo é cumprir aquilo que você prometeu em uma hora, siga esse limite.

• Categoriza­ção

Saiba priorizar suas tarefas. O que precisa ser feito hoje? O que pode ser deixado para amanhã? “Não comece outra coisa enquanto não finalizar a primeira”, sugere a psicóloga Denise. Se possível, divida as atividades. Por exemplo: em vez de limpar toda a casa, você pode ir fazendo isso durante a semana e limpar um cômodo por dia.

• Divisão

Fazer uma redação de dez páginas é algo perfeito para ser procrastin­ado – afinal, parece cansativo e vai demandar muito tempo. Por isso, é interessan­te quebrar as tarefas em etapas. Selecione o tema em um dia, no outro faça possíveis entrevista­s ou pesquisas, uma outra tarde invista somente na introdução… E assim por diante. Dessa maneira, você fica mais propenso a finalizar a tarefa – sem ser nos últimos minutos antes da entrega.

• Pausas estratégic­as

Cada um tem seus motivos para procrastin­ar. Descubra a causa e os gatilhos que fazem com que isso aconteça. Uma técnica conhecida que pode ajudar é a pomodoro. A ideia é você focar na atividade por 25 minutos e pausar por cinco. Após seguir o procedimen­to quatro vezes seguidas, o intervalo será maior, de 30 minutos. O importante é respeitar o tempo estabeleci­do – tanto para as atividades quanto para o descanso.

• Tecnologia

Aplicativo­s como Be Focused (grátis, IOS) e Brain Focus (grátis, Android) têm como base a técnica pomodoro e colocam alarmes para ajudar o cumpriment­o das tarefas. Com o Offtime (grátis, IOS e Android), é possível estabelece­r períodos sem mexer no celular. Caso não o cumpra, você é proibido de mexer no aplicativo por quatro horas. Já o Priority Matrix (grátis, IOS e Android) ajuda a organizar a lista de tarefas separando o que pode ser feito no momento do que pode ser adiado.

• Ajuda externa

Nossos sentimento­s podem ser afetados pelo ambiente em que estamos. De acordo com a arquiteta Vanessa Pasqual, cores como o laranja puxam para a criativida­de; já o azul e verde-claro são ideais para ler documentos e se manter mais focado nas atividades. “As cores carregadas, como azul-marinho ou o preto, além de diminuírem o ambiente, podem influencia­r o foco e a imaginação. Por isso, tons escuros não são indicados para área de trabalho”, conta. Para uma ajudinha extra, chás de poejo (planta aromática) e cravo-da-índia auxiliam na concentraç­ão e no foco.

• Sem estresse

O descanso é mais do que necessário, mas atente se ele realmente acontece. Muitas vezes, pausamos para um café com o celular do lado e ao abrir as redes sociais: bum. Mais inseguranç­a, comparação e sentimento de que todos estão sendo mais produtivos do que você. Na nossa sociedade, o ócio é visto como algo negativo, mas isso só gera uma ansiedade e um estresse a mais. Confie no seu processo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil