O Estado de S. Paulo

NOVO CAÇA DA FAB

Avião produzido pela sueca Saab fez o trajeto entre Navegantes (SC) e Gavião Peixoto (SP), onde passará por testes

- Heloísa Scognamigl­io

A primeira unidade do lote de 36 caças suecos Gripen comprados pelo Brasil em 2014 fez o trajeto ontem entre Navegantes (SC) e Gavião Peixoto (SP), onde passará por testes.

Unidade do caça sueco Gripen comprado pela Força Aérea Brasileira (FAB) realizou ontem seu primeiro voo no Brasil. Por volta das 14h, o avião decolou de Navegantes (SC) em direção a Gavião Peixoto (SP), onde fica a fábrica da Embraer e o Centro de Ensaio em Voo do Gripen (GFTC, na sigla em inglês).

A aeronave foi conduzida pelo piloto de testes chefe da fabricante Saab, Marcus Wandt. A equipe envolvida na operação foi composta principalm­ente por técnicos e engenheiro­s da Saab, além de integrante­s da FAB. O voo durou cerca de uma hora.

O caça é o primeiro de um total de 36 unidades compradas em 2014, ainda no governo Dilma Rousseff, para reequipar a FAB – encerrando mais de uma década de negociaçõe­s. Os aparelhos vão custar o equivalent­e hoje a R$ 24 bilhões.

O aparelho chegou ao Brasil no domingo, no porto de Navegantes, depois de uma viagem de três semanas a bordo do navio MV Elke, que saiu do porto de

Norrköping, na Suécia. Depois, a aeronave foi rebocada até o aeroporto, por cerca de 2 quilômetro­s, e passou por manutenção antes de realizar seu primeiro voo sobre território brasileiro.

O caça Gripen continuará passando por ensaios de voo, agora em território brasileiro, com pilotos da FAB, da Saab e da Embraer. A apresentaç­ão oficial da aeronave deve ocorrer em Brasília durante a cerimônia do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorado­s no dia 23 de outubro. A previsão é que os primeiros caças sejam entregues à Força Aérea Brasileira no fim de 2021.

Dos 36 caças comprados da fabricante Saab, 28 são monosposto­s, com apenas um assento, e oito são bipostos, com dois lugares. Num primeiro momento, o avião será utilizado para um procedimen­to chamado de “ensaios de voo”: testes sobre como a aeronave se comporta no ar. Pilotos da Saab, da Embraer e da FAB vão comandá-lo no ar para saber o que precisa ser adequado ao ambiente brasileiro, já que os testes iniciais, feitos desde agosto de 2019, foram realizados em ambintes frios, na Suécia.

A previsão é que, apenas quando os testes com os modelos de um assento forem finalizado­s, ele seja entregue à FAB. Por enquanto, o prazo para que as primeiras aeronaves cheguem aos pilotos da Força Aérea é o último trimestre de 2021.

 ??  ??
 ?? CLAUDIO CAPUCHO/SAAB ?? Estreia. Gripen conduzido por piloto da Saab deixa o aeroporto de Navegantes; País comprou 36 unidades do modelo
CLAUDIO CAPUCHO/SAAB Estreia. Gripen conduzido por piloto da Saab deixa o aeroporto de Navegantes; País comprou 36 unidades do modelo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil