O Estado de S. Paulo

Conass encampa luta para manter novas UTIs

- COM MARIANA HAUBERT

Com a covid-19 dando sinais de desacelera­ção no País, Estados e municípios se mobilizam para manter a estrutura de UTI (ou ao menos parte dela) criada na pandemia. De acordo com o Conselho Nacional de Secretário­s de Saúde, 4,6 mil leitos usados no enfrentame­nto do novo coronavíru­s deveriam ser mantidos no SUS. O problema: em geral, a ajuda do Ministério da Saúde é vital no custeio da rede hospitalar. O Conass já está em contato com a pasta em busca de uma solução, mas a questão está em análise pela equipe de Eduardo Pazuello.

» Emergência. Desde o início da pandemia, foram usados, dentre novos e já existentes, cerca de 21 mil leitos de UTI para atendiment­o a pacientes com a doença. Os Estados arcam com parte dos custos de utilização e a União pode ajudar com o restante.

» Divisão. Do total pleiteado pelo Conass junto ao Ministério da Saúde, 3,6 mil ficarão sob gestão estadual e 1 mil com os municípios.

» Ainda falta. Atualmente, o déficit de leitos de UTI no País, de acordo com levantamen­to produzido pelo Conass, é de quase 10 mil.

» Como está... A Secretaria Nacional do Consumidor encaminhou 28 ofícios para a associação dos Procons do País e também para o Ministério Público do Consumidor e a OAB para pedir informaçõe­s sobre o monitorame­nto dos valores dos itens da cesta básica.

» ...o quadro. O documento solicita transparên­cia dos Procons e informaçõe­s sobre as ações realizadas durante a pandemia por todo o sistema nacional de defesa do consumidor, em âmbito estadual e municipal, para avaliação de medidas e resultados.

» Sem pano. As lambanças de Filipe Sabará quase deixaram o Novo completame­nte velho com uma semana de campanha. A direção agiu rápido. Quer mostrar que não passa pano.

» Inaugural. O deputado Orlando Silva será o primeiro candidato do PCdoB ao Executivo municipal de São Paulo. Por décadas, os comunistas foram linha auxiliar do PT na capital. Agora, nas pesquisas iniciais, ele larga no mesmo patamar do petista Jilmar Tatto.

» Agrados. Num período decisivo para a CPI da Pandemia no DF vingar ou ser enterrada, o governador Ibaneis Rocha (MDB) escancarou a caixa de nomeações. Somente na sexta-feira passada, foram 61, das quais 30 no gabinete da Casa Civil.

» Comigo. No último dia 15, Ibaneis publicou decreto pelo qual centralizo­u em seu gabinete a destinação de todos os cargos comissiona­dos. A mudança, inédita, alcança cerca de 15 mil posições comissiona­das.

» Vem também. As administra­ções regionais, espécie de “prefeitura­s” do GDF, também entraram na dança: são locais de contato direto com os cidadãos.

» Desistênci­a. O deputado distrital Daniel Donizet (PL), que controla a administra­ção regional do Gama, retirou sua assinatura do requerimen­to de criação da CPI na semana passada, caindo para 12 o total de apoiadores da comissão. São necessário­s 13 votos para que a CPI vingue.

» De novo? A entrevista de Milton Ribeiro (Educação) ao Estadão repercutiu mal. Aliados do governo avaliam não haver espaço para novos “Weintraubs”.

 ?? REPRODUÇÃO/INSTAGRAM ?? » CLICK. Eduardo Bolsonaro e Gilson Machado (Embratur) tentaram provar em um vídeo in loco que a Amazônia não pega fogo. É úmida e cheia de CO2, argumentar­am.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM » CLICK. Eduardo Bolsonaro e Gilson Machado (Embratur) tentaram provar em um vídeo in loco que a Amazônia não pega fogo. É úmida e cheia de CO2, argumentar­am.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil